O Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan) chega aos 86 anos defendendo melhores condições de acesso ao Porto de Santos, não apenas o principal da região, como o mais movimentado do Brasil. Referência na defesa do transporte rodoviário no estado de São Paulo, a entidade fez aniversário na última terça-feira, dia 1º de agosto.
Apoiando a realização de investimentos nas ligações rodoviárias ao cais santista, o Sindisan está alinhado ao Grupo Brasil Export no “Movimento pelo Sim”, trabalhando junto às autoridades pelo aperfeiçoamento da infraestrutura de transportes, em especial por uma nova ligação entre o Planalto e a Baixada Santista.
Desde 1937, explica o presidente André Neiva, o sindicato representa os interesses do transportador rodoviário de carga “com a certeza de que muito já foi feito, mas ainda há muito a se fazer”. Segundo ele, a frota atual de seus associados conta com caminhões de ponta, com altíssima tecnologia embarcada, sistemas de gerenciamento de risco e rastreamento, além de outras facilidades. “Sem contar os processos relativos aos documentos, cada vez mais digitalizados, trazendo melhorias contínuas para o setor”.
A dificuldade de acesso ao Porto de Santos, no entanto, é o elo mais frágil para a competitividade das operações de transporte de carga no litoral paulista, observa Neiva.
“Desde que foi inaugurada em 1947, a Rodovia Anchieta é o único meio de ligação dos caminhões entre a Baixada Santista e a Capital. As críticas dos usuários são frequentes e, mesmo sabendo da importância dos caminhões na rotina diária da sociedade, eles são sempre alvos de reclamações. Sem dúvida, o acesso é a nossa pauta mais antiga. Lutamos por melhores condições incessantemente, mostramos às autoridades de todas as esferas as necessidades de melhorias e o quanto esta falta de infraestrutura adequada afeta a produtividade do maior complexo portuário da América Latina. Mas nossa força, neste quesito, é limitada a reivindicar e argumentar”.
Atualmente, o Sindisan é presidido por André Neiva, tendo como vice-presidentes os empresários Roseneide Fassina e João Manoel Alves Pinto.