O Porto de Cabedelo será o anfitrião do Nordeste Export 2023. O fórum regional será realizada nos dias 19 e 20 de junho, em João Pessoa, capital da Paraíba. Por meio de visitas técnicas, apresentações e paineis de debates, o evento irá propor reflexões sobre desafios e avanços no setor de logística, infraestrutura e transporte da segunda região mais populosa do Brasil e aquela que abriga mais estados. Será o quarto ano consecutivo de realização do Nordeste Export. Em 2020 o Porto de Suape (PE) foi o anfitrião, com a programação sendo realizada no auditório da Autoridade Portuária; no ano seguinte o fórum regional aconteceu em São Luís (MA), tendo o Porto do Itaqui como sede das visitas técnicas; e em 2022 a Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) recebeu de braços abertos a comitiva em Salvador.
Dos fóruns regionais do Brasil Export, o do Nordeste é aquele que tradicionalmente gera maior engajamento e reúne a maior quantidade de conselheiros. As atividades sociais também são muito concorridas, o que tem proporcionado a aproximação de gestores públicos e empresários que pouco se conheciam anteriormente. O presidente do Conselho do Nordeste Export, Aluísio Sobreira, avalia que o sistema portuário da região “está fadado ao sucesso” devido à grande diversidade de portos de águas profundas e também de portos menores, que complementam-se e aproveitam-se da privilegiada localização geográfica em relação a importantes parceiros comerciais, como a Europa e a costa leste dos Estados Unidos. Sobreira também destaca a grande oferta de energia produzida no Nordeste, com destaque para o protagonismo na geração de energia eólica e de implantação de plantas de hidrogênio verde. “Também vemos a industrialização da região em andamento, o que vai criar empregos de melhor qualidade para contribuir para uma distribuição de renda mais justa para a população nordestina”.
Como este panorama tão rico e diverso, é sempre um grande desafio selecionar os temas que serão discutidos no Nordeste Export, observa o presidente do Conselho. E não é diferente quanto à escolha da sede. O Porto de Cabedelo foi escolhido como anfitrião pelo protagonismo que conquistou nos últimos anos. O Prêmio Antaq 2022 apontou o porto paraibano como o segundo melhor do País na categoria “Conformidade Regulatória”. Foi o segundo ano consecutivo de premiação para Cabedelo na categoria que indica as gestões líderes pelo zelo no cumprimento das normativas e regulamentações da Agência, dando visibilidade As boas práticas de gestão e integridade da Autoridade Portuária. “Cabedelo vem sendo magistralmente conduzido pela presidente Gilmara Temóteo. Foram muitos os avanços consolidades recentemente, como a execução da dragagem de aprofundamento do canal de navegação”, celebra Sobreira.
O presidente do Conselho também elogia a proatividade do governador do estado, João Azevêdo. Eles compartilharam observações sobre os avanços necessários para a região em dezembro de 2022, quando comitiva do governo paraibano visitou o Centro de Simulações do Instituto Praticagem do Brasil, em Brasília. A agenda foi estabelecida com o intuito de capacitar os práticos para a nova profundidade do canal e para as manobras com as novas embarcações que poderão operar no Porto de Cabedelo. O governador estava acompanhado pela presidente Gilmara Temóteo e pelos secretários Adauto Fernandes (Representação Institucional em Brasília), Nonato Bandeira (Comunicação) e Marialvo Laureano (Fazenda). “Esse relacionamento é fundamental para o bem do setor”. Além de Sobreira, também esteve presente o CEO do Brasil Export, Fabricio Julião.
Apesar de ser somente o quinto estado do Nordeste em área territorial, com pouco mais de 56 mil km² (o equivalente da Croácia), e em população, abrigando aproximadamente 3,7 milhões de pessoas de acordo com o Censo do IBGE realizado em 2010, a Paraíba vem liderando muitas iniciativas nas esferas pública e privada. Campina Grande, no interior do estado, foi premiada pelo Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), como a sexta cidade mais inovadora do Brasil, com destaque para grande proporção de mestres e doutores em Ciência e Tecnologia e de registro de patentes. No último ano, o estado também sediou o 41° Encontro Nacional das Juntas Comerciais (Enaj), marcando protagonismo nas discussões sobre melhoria do ambiente de negócios. E no último dia 20 de janeiro, a capital do estado recebeu os nove governadores do Nordeste para definição das prioridades da região que serão apresentadas ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, documentadas na Carta de João Pessoa.