Skip to content Skip to footer

Ministro uruguaio detalha ações para integrar logística do Mercosul

Durante extensa agenda cumprida em território brasileiro, o ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Omar Paganini, recebeu a diretoria do Grupo Brasil Export em São Paulo na última sexta-feira (23) e reforçou o seu compromisso em dialogar com as lideranças dos demais países sul-americanos para melhorar a integração logística no continente. Segundo ele, há muitas oportunidades para implantação de ligações ferroviárias e hidroviárias, em especial entre Uruguai e Brasil, com o objetivo de melhorar a eficiência da movimentação de cargas e pessoas e desenvolver novos negócios na América do Sul. O CEO do Grupo Brasil Export, Fabricio Julião, detalhou as iniciativas que serão executadas ao longo do calendário 2024 e apresentou todos os veículos de comunicação que formam a Rede BE News. “Em termos de estratégia, nossas políticas coincidem”, observou o ministro Paganini, declarando irrestrito apoio à realização de uma segunda edição do Mercosul Export em Montevidéu, capital uruguaia.

No dia anterior ao encontro, o ministro representou o Uruguai no G20, realizado no Rio de Janeiro. Entre as reuniões bilaterais promovidas, Paganini estreitou diálogos com o vice-ministro de Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu, e com os ministros de Relações Exteriores da Índia, V. Muraleedharan, do Reino Unido, David Cameron, e do Paraguai, Ramirez Lezcano, entre outros chanceleres.

Também presente ao encontro com o Brasil Export na capital paulista, o embaixador do Uruguai em território brasileiro, Guillermo Valles, recordou que na edição do ano passado do Mercosul Export os debates foram concentrados em projetos específicos, caso da implantação da Hidrovia Lagoa Mirim- Lagoa dos Patos, obra que já aguarda 62 anos para sair do campo das ideias. “Para este ano a intenção é colocar em pauta a integração logística e de infraestrutura de modo geral, atraindo também lideranças paraguaias e argentinas para este movimento. Queremos contagiar, entusiasmar e executar”.

Projetos ferroviários

O ministro Paganini explicou detalhes sobre projetos ferroviários que devem elevar o patamar de competitividade da logística de cargas no Uruguai. Retomadas em 2019, as obras para a operação de um corredor de exportação entre Montevidéu e Pasos de Los Toros, na região central do País, devem ser 100% concluídas neste ano, beneficiando a movimentação de celulose da usina da empresa finlandesa UPM.

Localizada às margens do Rio Negro, a unidade de produçao é o maior investimento privado da história do Uruguai e movimentou o maior valor de recursos finlandeses fora de seu território. “Queremos agora revitalizar outros importantes trechos como a ligação entre Rivera e Livramento, Os investimentos ferroviários estão definitivamente em evidência no Uruguai”, ressaltou.

Segundo o ministro uruguaio, o Brasil Export tem o papel primordial de sensibilizar as concessionárias de ferrovias, os operadores logísticos e a classe política brasileira e dos vizinhos paraguaios e argentinos, de modo a criar grandes corredores de escoamento de cargas, com benefícios para todas as nações envolvidas. “Conectar São Paulo (Brasil) a Córdoba (Argentina) não é um um sonho, não é um disparate, é totalmente possível”, concluiu ao indicar as grandes ambições do governo uruguaio para a promoção da integração logística regional.

A consul geral do Uruguai em São Paulo, Marta Echarte Baraibar, a consul do departamento comercial, Soledad Britos, e a consul de distrito, Lorena García, também participaram da recepção ao Brasil Export.

Nova data para o Mercosul Export 2024

Após semanas de tratativas com o governo uruguaio, o Grupo Brasil Export anuncia uma nova data para a realização do fórum internacional Mercosul Export 2024. Inicialmente projetado para o mês de maio, o evento será promovido nos dias 15 e 16 de agosto em Montevidéu, reunindo lideranças empresariais e autoridades dos países envolvidos. No ano passado, 173 profissionais participaram presencialmente das atividades. Além de assistir aos debates e aprofundar relacionamentos, eles tiveram a oportunidade de visitar a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), o Porto de Montevidéu, o Terminal Cuenca del Plata, a Zonamérica (zona franca) e ver as operações logísticas da Costa Oriental, onde puderam visualizar as modernas movimentações de mercadorias de marcas como Philips, Casio, Renner, DuPont, Sony e muitas outras companhias que lideram seus segmentos de atuação.

Alameda Campinas, 802, 6o. andar, São Paulo/SP – (11) 3253-3618
Rua Braz Cubas, 37, 1o. andar, Santos/SP
contato@forumbrasilexport.com.br

Copyright © 2023 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por ModalGR