Skip to content Skip to footer

Instituto Social Brasil Export é fundado com foco em crianças e jovens com deficiência

texto publicado originalmente no Portal BE News

A emoção marcou a solenidade de fundação do Instituto Social Brasil Export (ISBE), realizada ontem (6), no auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), em Santos (SP). A iniciativa do Brasil Export, maior fórum de debates sobre portos, transporte e infraestrutura do País, visa desenvolver e apoiar programas voltados a pessoas com deficiência (PCD), especialmente crianças e jovens. Uma realidade que o casal Fabrício Julião, CEO do Brasil Export, e Fabíola Silva Souza, presidente do instituto, conhece muito bem.

Segundo Julião, foi João Vitor, o filho mais velho do casal, um autista não-verbal, a inspiração para a criação do instituto. Não por acaso, a data do aniversário dele foi escolhida para a fundação do ISBE. “O meu filho João Vitor, justamente hoje (ontem), completa 5 anos. E ele me trouxe mais do que eu poderia imaginar que teria um dia na minha vida”, relatou Fabíola, em um discurso emocionado e aplaudido de pé por um auditório lotado de empresários e autoridades da região (leia a íntegra na sequência).

Em suas respectivas falas, os dois procuraram detalhar como a entidade irá atuar. Fabíola explicou que o instituto trabalhará na “formação das crianças e capacitação de adolescentes, respeitando as limitações e, principalmente, as potencialidades de cada um, e na preparação da sociedade e do mundo corporativo para receber essas pessoas já na condição de adultas, sem caridade ou assistencialismo, mas enxergando esses indivíduos como parte produtiva do mercado de trabalho”.

A presidente ressaltou que tudo isso só será possível com a união de três pontas: família, terceiro setor e empresas. “Não seremos um instituto de caridade. Seremos agentes de transformação da sociedade. Além de agregar valor às marcas e empresas, somos responsáveis por deixar uma marca positiva no mundo em que vivemos”, completou.

“Vamos, primeiramente, cuidar da primeira infância, da fase de ouro, que precisa receber o total apoio nos seus tratamentos, de forma simplificada e profissional, e isso fará toda diferença na frente. Depois, vamos, em um segundo estágio, focar na inserção no mercado de trabalho. Aproveitar todas essas empresas para que possamos criar uma formação de mão de obra específica para esses setores, trazer oportunidades aos que precisam trabalhar e não por cotas, mas porque eles vão ser bons naquele treinamento para o qual serão capacitados”, disse o CEO do Brasil Export.

Autoridades

O lançamento do instituto social integrou a programação da “Rodada da Cidadania”, promovida pela Associação Comercial de Santos. Diversas autoridades e apoiadores do projeto estiveram presentes e também discursaram.

O advogado Elias Francisco da Silva Junior, vice-presidente do Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (Camps) de Santos, salientou a importância da agenda de desenvolvimento social colocada em prática pelas empresas. “Em meio a nossas agendas bastante tomadas pelo trabalho e compromissos, é preciso sempre somar com pessoas compromissadas para poder assumir o desafio de se conectar com a agenda social. Não existe desenvolvimento social sem desenvolvimento econômico”, disse.

Representando uma das principais empresas do segmento portuário do Brasil, Fábio Siccherino, diretor-presidente da DP World Santos, reforçou seu compromisso em colaborar com o Instituto em benefício dos projetos e ações que serão promovidos e incentivou que outras empresas e empresários também possam colaborar com a iniciativa.

O empresário Luiz Awazu enalteceu a importância de projetos como o do Instituto Social Brasil Export, mostrando como o setor privado pode auxiliar a comunidade.

A solenidade também contou com participações e discursos de Sílvia Teixeira Penteado, reitora da Universidade Santa Cecília e coordenadora da Câmara de Instituições de Ensino da ACS; José Roberto Campos, presidente do Conselho Nacional do Brasil Export; e Fábio Ferraz, secretário de Governo da Prefeitura de Santos.

Primeiro projeto

O primeiro projeto apoiado pelo Instituto Social Brasil Export já está definido. Será o “Porto para o Futuro”, desenvolvido pelo Instituto Amigu e pelo Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (Camps) de Santos. Em sintonia, com o objetivo do instituto social, o projeto beneficiará a entrada de jovens com vulnerabilidade social no mercado de trabalho, com treinamento adequado e todo o apoio necessário para que estejam integrados ao ambiente profissional da região da Baixada Santista. A parceria foi firmada durante a programação do Santos Export 2023, no último dia 15 de maio.

Deixe um comentário

0.0/5

Alameda Campinas, 802, 6o. andar, São Paulo/SP – (11) 3253-3618
Rua Braz Cubas, 37, 1o. andar, Santos/SP
contato@forumbrasilexport.com.br

Copyright © 2023 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por ModalGR