Skip to content Skip to footer

Caminhando para o centenário, Suzano aposta em soluções logísticas sustentáveis

Empresa de destaque no território brasileiro, a Suzano completa 99 anos exalando juventude e disposição. Fundada em 22 de janeiro de 1924, lidera o mercado global de celulose de eucalipto, investe em soluções logísticas sustentáveis e enxerga na inovação o caminho para a longevidade. A empresa informa administrar a capacidade de produção de 10,9 milhões de toneladas de celulose anualmente, disponibilizando 1,3 mlhão de tonelada de papel a 35 mil clientes. O escoamento dessa produção exige eficiência. Nesse sentido, obteve autorização do Governo Federal para a construção de dois novos trechos ferroviários. No último ano a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a companhia a construir 231 quilômetros de ferrovia ligando Ribas do Rio Pardo a Inocência e de um ramal ferroviário de 24,7 quilômetros no município de Três Lagoas. Todos os municípios pertencem ao estado do Mato Grosso do Sul, importante polo produtor de celulose.

A implantação desses trechos tem como objetivo aperfeiçoar o fluxo da produção até o Porto de Santos, no litoral paulista, no qual a Suzano movimenta sua produção em parceria com o terminal DP World. De acordo com a superintendente Institucional de Logística da empresa, Patricia Dutra Lascosque, os investimentos privados são imprescindíveis para a competitividade. “Como empresa eminentemente exportadora, os desafios logísticos em um país que ainda carece de um sistema logístico mais eficiente são muitos. A fim de garantir a competitividade de nossos produtos no mercado internacional, a Suzano investe sistematicamente em ativos logísticos, com destaque para terminais intermodais no Mato Grosso do Sul e portuários na Bahia, Espírito Santo, Maranhão e São Paulo”. Ela também destaca a gestão de frotas rodoviárias, barcaças oceânicas para transporte de cabotagem, vagões, locomotivas e embarcações, sempre buscando a excelência operacional.

Entre as inovações tecnológicas estudadas pela empresa para aplicação nas operações portuárias estão spreader automático, leitura automática de fardos, sistema operacional inteligente, telemetria, caminhão autônomo, substituição dos combustíveis fósseis nos equipamentos rodantes e nas embarcações.

Patricia destaca ser inegociável que todos esses ativos logísticos sejam socioambientalmente sustentáveis, com base em inovação tecnológica e estudo de combustíveis alternativos. “As pesquisas e o desenvolvimento de novos negócios que realizamos estão relacionados a um objetivo: ser uma produtora de soluções sustentáveis para o mundo. Acreditamos no eucalipto para ser a base disso e que nossos plantios podem gerar insumos renováveis para muitos outros negócios. Por isso, adotamos nossa bioestratégia, estudando soluções que envolvem a celulose e outros materiais vindos do eucalipto, que têm inúmeras possibilidades de aplicação”.

A superintendente lista uma grande diversidade de produtos fabricados pela Suzano e destaca a celulose microfibrilada, utilizada em papel, tintas, cosméticos e tecidos; celulose nanocristalina, com aplicação em óleo e gás, adesivos, tintas e cosméticos; celulose solúvel e açúcares, usada na produção de fios têxteis e indústria química em geral; biocompósitos, voltados para uso em diversas indústrias, como automotiva, embalagens e bens de consumo. “Nós plantamos e cultivamos árvores. Transformamos essa matéria-prima renovável em bioprodutos inovadores e sustentáveis. De insumos para indústrias dos mais diversos segmentos até produtos que fazem parte da rotina, estamos presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Olhe para o lado: estamos nas folhas do seu livro preferido, nos documentos importantes, na fralda que protege os bebês, no copo de café que não prejudica o meio ambiente, em papéis higiênicos e na comodidade de uso de uma embalagem sustentável”, comenta com entusiasmo.

Deixe um comentário

Alameda Campinas, 802, 6o. andar, São Paulo/SP – (11) 3253-3618
Rua Braz Cubas, 37, 1o. andar, Santos/SP
contato@forumbrasilexport.com.br

Copyright © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por ModalGR