Primeira edição do fórum dedicado à sustentabilidade foi realizada em Fernando de Noronha
A primeira edição do Sustenta Export, fórum de sustentabilidade realizado em Fernando de Noronha (PE), teve seu último dia de atividades na manhã de quinta-feira, dia 29. Conselheiros do Grupo Brasil Export e demais participantes visitaram uma usina de resíduos que funciona no arquipélago e também a sede do projeto Tamar, que há décadas atua na preservação das tartarugas marinhas.
Com pouco mais de 17 km², Fernando de Noronha não comporta um aterro sanitário. A maior parte do lixo produzido é transportada por via marítima até o continente. São 260 toneladas de resíduos enviadas por mês para o Recife via cabotagem. Essa operação custa caro. Segundo um estudo feito pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), cada item tem um custo estimado de R$ 100 mil.
O arquipélago possui uma usina de resíduos sólidos, que segrega por categoria, trata e armazena temporariamente todo o lixo produzido pela população e pelos turistas. Entre os resíduos recicláveis, todo o vidro é triturado e armazenado para depois ser usado em substituição à areia na construção civil. Já os orgânicos passam por um processo de compostagem e o produto final é destinado para hortas e jardins.
Apesar dessa e outras iniciativas sustentáveis, a educação ainda é um grande desafio em Fernando de Noronha. Hoje, menos de 5% das residências e pousadas fazem coletas seletivas.
Projeto Tamar
A comitiva do Sustenta Export esteve também no Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar. Inaugurada em 1996, a unidade de Fernando de Noronha recebe cerca de 40 mil visitantes por ano.
No local, os conselheiros e participantes conheceram um pouco trabalho da fundação, que apoia grupos e ações culturais, buscando associar a conservação das tartarugas marinhas às tradições locais.
O Sustenta Export é uma edição do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Com o tema “Um olhar apurado para o futuro do Brasil e do planeta”, o evento visa propor um debate sobre soluções sustentáveis e inclusivas para o futuro. Sua programação foi transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site: http://www.tvbenews.com.br.
Matéria publicada originalmente pelo Jornal BE News: Mais informações
Matéria Feita pela TV BE News: