Agência Nacional de Transportes Terrestres, em parceira com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciaram, nesta terça-feira (1/10) a abertura das inscrições para a primeira edição do Prêmio Infraconnect.
O prêmio reconhecerá projetos e ações que envolvam serviços de telecomunicações, infraestrutura e conectividade, fortalecendo o sistema de políticas públicas nacionais, com reverberação na garantia de direitos humanos e cidadania no contexto de Cidades Inteligentes e Internet das Coisas.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 28 de novembro de 2024, na Arena B3, em São Paulo (SP). Na ocasião, serão premiadas as três instituições que obtiverem o primeiro lugar em cada categoria. As instituições classificadas na segunda e terceira posição receberão um certificado de Menção Honrosa.
Para diretor da ANTT Felipe Queiroz, projetos voltados para gestão de crises, rodovias e logística multimodal desempenham um papel crucial na modernização do transporte, reforçando a importância da conectividade para a segurança e a competitividade do Brasil. “A premiação do Infraconnect traz visibilidade para as iniciativas que buscam soluções para a conectividade, destacando soluções que integram a tecnologia à infraestrutura, promovendo a eficiência operacional e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país”, frisou o diretor.
Podem participar da premiação instituições públicas ou privadas que tenham sede no Brasil e apresentem projetos e ações com resultados comprovados, implementados há pelo menos seis meses. Os projetos devem estar alinhados com pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Segundo o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, ressalta a importância da iniciativa: “O Prêmio Infraconnect reflete nosso compromisso com a construção de um ambiente regulatório moderno, capaz de fomentar soluções que integram tecnologia, conectividade e sustentabilidade. Valorizamos as instituições que, por meio de projetos inovadores, contribuem para uma economia mais dinâmica, eficiente e inclusiva, conectando o Brasil ao futuro digital.”
Interessados podem encaminhar os projetos até o dia 20 de outubro de 2024, às 22h (horário de Brasília), por meio do envio de um e-mail para ceadi@anatel.gov.br.
Confira as Diretrizes do Prêmio
A premiação será dividida em três categorias:
Conectividade e infraestrutura para Gestão de Crises: projetos e ações voltadas para gestão de crise em que a conectividade e infraestrutura viabilizaram melhorias e efeitos socioeconômicos.
Conectividade e infraestrutura nas Rodovias: projetos e ações voltadas para infraestrutura de transportes em que a conectividade e infraestrutura viabilizaram melhorias e efeitos socioeconômicos.
Conectividade e infraestrutura para Logística Multimodal: projetos e ações voltadas para a logística multimodal em que a conectividade e infraestrutura viabilizaram melhorias e efeitos socioeconômicos.
Os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por especialistas de cada área. Os critérios de avaliação incluem a relevância do problema, a implementação das boas práticas, a associação com os ODS e os efeitos socioeconômicos no País.
Dúvidas, críticas, sugestões ou pedidos de esclarecimentos referentes ao Prêmio Infraconnect deverão ser encaminhados diretamente para o e-mail ceadi@anatel.gov.br.
A mensagem enviada deve conter, no campo “Assunto”, o seguinte texto: “Requerimento – Prêmio Infraconnect 2024 – [nome do Órgão ou Entidade]”.
Conectividade
A conectividade nas vias terrestres é um tema de constante interesse na ANTT, tomando parte em diversas iniciativas integrantes do Programa PROREV, como a agenda regulatória, o Programa Vias Seguras e o Centro Nacional de Supervisão Operacional.
No inicio do ano, ANTT e Anatel realizaram o evento Infraconnect, uma ação interagências voltado ao debate sobre infraestrutura, conectividade, desenvolvimento sustentável, gestão dos ativos e panoramas para o futuro entre os setores. O objetivo foi explorar potencialidades para as infraestruturas nacionais de transporte e telecomunicação se integrarem de forma eficiente, sustentável e com segurança.
Realização: ANTT e ANATEL
Correalização: Grupo Brasil Export e B3
Publicado originalmente pela ANTT: Mais Informações