Visita revela soluções para escoamento eficiente e redução de emissões com conexão ferroviária europeia
No segundo dia da missão internacional 2024 do Grupo Brasil Export, a comitiva formada por empresários e autoridades do setor portuário e logístico brasileiro visitou na segunda-feira (4) o terminal do Grupo PSA, um dos principais espaços voltados para a movimentação de contêineres de Gênova, na Itália.
O terminal é a principal área da empresa de Singapura no país, que abriga outros dois terminais. O local conta com capacidade máxima de 2 milhões de TEU. Somente no ano passado, foram movimentados 1.499.199 TEU no terminal.
São quatro berços de atracação para navios de contêineres e calado de 15 metros de profundidade. É possível operar até dois navios de 366 metros simultaneamente no cais do terminal.
O local costuma sofrer com ventos fortes, de até 70 km/h, o que trouxe a necessidade de um equipamento para tensionar os navios nos berços de atracação.
Um dos pontos de destaque é a ligação com os sistemas rodoviário e ferroviário italiano. A integração com os dois modais é um grande facilitador para o escoamento de cargas por todo o continente europeu.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, que integra a comitiva, ressaltou a importância da ligação entre os países europeus por meio das ferrovias, apontando que esse é um meio de transporte eficiente na movimentação e na sustentabilidade.
“A Europa conta com uma conexão ferroviária muito importante. Foi apresentada aqui uma conexão direta com Stuttgart, na Alemanha, e outros países da Europa. Uma operação que leva em consideração diversos regramentos de países que estão conectados. Muita coisa interessante que a gente pode estudar pra que num futuro próximo possa ser implementada no Porto de Santos. Essas experiências são riquíssimas”, afirmou.
A linha ferroviária que liga Gênova a Stuttgart realiza duas viagens diretas entre as duas cidades semanalmente. A Linha Expresso Sul, ligando Gênova à Basileia, na Suíça, faz três viagens por semana. O transporte de contêiner por essa linha trouxe uma redução de 83% na emissão de gás carbônico na operação.
O terminal ainda movimenta 37 mil contêineres refrigerados anualmente, e a Linha Expresso Sul também atua no escoamento dessas cargas. A iniciativa faz o transporte a partir de um sistema de autocarregamento independente, que fornece a energia ao reefer e mantém a temperatura adequada durante toda a operação.
O gerente sênior de marketing e vendas do terminal, Massimiliano Cozzani, destacou a importância da visita. Ele falou sobre a boa relação comercial entre Itália e Brasil, especialmente dentro do setor de importação e exportação.
“É muito importante que todos tragam visibilidade para o que estamos fazendo do outro lado do oceano. Você tem a reafirmação de que os navios estão sendo tratados da maneira correta, com segurança e eficiência”.
Publicado originalmente pelo Jornal BE News