Projeto do terminal da CMA CGM visa reduzir emissões de carbono e ampliar transporte ferroviário para grandes mercados
As operações do grupo CMA CGM em Marselha, na França, foram observadas no domingo (10) pela comitiva que integra a missão internacional do Brasil Export pelos portos do Mediterrâneo na Europa e na África. A cidade é sede da companhia que, em outubro, anunciou a compra do controle acionário da Santos Brasil.
O grupo foi recebido pela diretora-geral dos terminais da CMA CGM no porto francês, Stephanie Le Nir e o diretor de projetos da autoridade portuária de Marselha, Stephan Pillen.
“Temos dois terminais de contêiner em Marselha. Estamos desenvolvendo um acesso ferroviário para integrar as principais cidades da França, Alemanha e Bélgica. Essa carga chegará e partirá de uma linha de navegação regular com a Ásia e a conexão com o continente europeu será via trem”, explicou Le Nir.
Outra preocupação é cumprir as metas de descarbonização globais e reduzir as emissões de carbono em 40% nos próximos anos. Além disso, a companhia espera crescer o atendimento ao Egito, à Argélia e à Tunísia.
“Nossos investimentos são para aumentar o transporte via ferrovia, com acesso direto no cais. Além da linha férrea, para o transbordo, teremos novos portêineres e equipamentos de solo, totalmente eletrificados, para atender a demanda crescente”, completa.
Em 2023, foram movimentados 1,5 milhão de TEU nos terminais de contêineres da cidade, todos operados pela companhia.
Para o diretor comercial da Santos Brasil, Ricardo Buteri, que integra a missão, a visita foi uma oportunidade de trocar experiências.
“Foi um momento interessante para conhecer o terminal da CMA CGM e falar do trabalho que realizamos no Brasil. O Tecon Santos deve fechar com 2,3 milhões de TEU este ano e nós não passamos por nenhum terminal durante esta viagem que fizesse este volume e isso nos dá muito orgulho”, conta.
Juntos, os terminais de contêineres santistas, que também incluem BTP, DP World Santos e Ecoporto, movimentaram 4,8 milhões de TEU em 2023. O número é três vezes maior que o alcançado pelo porto de Marselha e colocou Santos na 43ª posição entre os 100 maiores portos do mundo.
Ao todo, o complexo portuário de Marselha-Fos movimentou 71.9 milhões de toneladas de cargas em 2023.
O principal produto é o granel líquido. O porto é responsável pela maior parte do abastecimento de combustíveis e compostos químicos da França, com 45 milhões de toneladas movimentadas no ano passado.
De granéis sólidos foram 8,7 milhões de toneladas, com predominância da operação de aço pela Arcelor Mittal na região de Fos.
No turismo, Marselha recebeu 4 milhões de passageiros de cruzeiros e 9.200 escalas no ano passado.
Reproduzido do Jornal BE News