O porto deve receber aproximadamente 2 milhões de passageiros em 2024, impulsionando o turismo e gerando empregos qualificados
A última cidade a ser visitada pelos integrantes da Missão Internacional do Brasil Export ao Mediterrâneo será Marselha, na França. Uma das principais cidades do território francês, dispõe de cerca de 240 km² e reúne aproximadamente 870 mil habitantes. A cidade desempenha um papel importante no comércio e transporte de mercadorias, especialmente com o norte da África, movimentando anualmente mais de 80 milhões de toneladas. O Porto de Marselha é especialmente relevante para o comércio de petróleo, produtos químicos e carga geral, estimando-se que contribua com mais de 3 bilhões de euros ao PIB regional anualmente, além de gerar mais de 40 mil empregos diretos e indiretos. Destacam-se as operações em Fos-sur-Mer, cidade ao norte de Marselha, onde se concentram grande parte das atividades logísticas e industriais.
O setor de cruzeiros marítimos em Marselha possui grande importância econômica. O porto deve receber aproximadamente 2 milhões de passageiros em 2024, impulsionando o turismo e gerando empregos qualificados. Os turistas costumam ser atraídos por sua cultura, história e atrações naturais, como parques, ilhas e praias.
Entre os destaques turísticos estão o Vieux Port (Porto Antigo), que é o coração da cidade e um ponto de partida popular para explorar a região; o MuCEM (Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo), que oferece exposições sobre a cultura mediterrânea; e o Château d’If, a famosa fortaleza-prisão imortalizada em “O Conde de Monte Cristo”. A cidade também é famosa por seus bairros históricos, como Le Panier, com suas ruas estreitas e coloridas, cheias de lojas e arte de rua.
Inovação e sustentabilidade
Marselha tem investido na transição energética com projetos como a eletrificação dos cais para reduzir a poluição do ar causada pelos navios atracados, permitindo que eles desliguem seus motores a diesel enquanto estão no complexo portuário. Essa medida diminui as emissões de CO₂ e poluentes atmosféricos, melhorando a qualidade do ar.
Energia renovável e hidrogênio verde também são temas centrais nas políticas públicas da cidade francesa. Projetos de produção de hidrogênio visam abastecer o transporte marítimo e terrestre com combustíveis menos poluentes. O Porto também explora energia solar e eólica em suas instalações.
Os projetos de lei da cidade buscam promover a gestão e descarte correto de resíduos, com práticas de reciclagem e reutilização de materiais. Além disso, a economia circular é incentivada com programas que promovem o reaproveitamento de materiais descartados por empresas locais. A gigante CMA CGM administra um terminal de contêineres instalado em Marselha.
Culinária
Conhecida por ser uma das mais emblemáticas e acolhedoras do Mediterrâneo, a culinária de Marselha possui muitas influências da tradição regional. Pratos como a paella e o fideuà, uma variação de paella feita com macarrão, são tradicionais. Os frutos do mar são ingredientes comuns no dia a dia dos marselheses, com pratos como arroz de marisco e caldeirada de peixe, frequentemente acompanhados por vinhos e cavas locais.