Skip to content Skip to footer

Missão Singapura: Complexo Global para Inovação da Interpol fomenta parcerias público-privadas

por Bruno Merlin

Empresários e diretores de grandes empresas que atuam no setor de infraestrutura visitaram na tarde desta segunda-feira, 6 de novembro, o Complexo Global para Inovação da Interpol instalado em Singapura, atividade integrante da programação da Missão Internacional do Brasil Export em 2023, que está sendo realizada no país do Sudeste Asiático. No encontro, a delegação pôde melhor compreender a estratégia da organização internacional voltada para facilitar a cooperação policial contra crimes cibernétcos, com destaque para o fomento às parcerias público-privadas. Esse trabalho em conjunto é um instrumento importante para que as empresas que financiam projetos da Interpol demonstrem à sociedade uma permanente preocupação com o compliance e com a segurança de dados e informações.

A comitiva foi recepcionada pelos também brasileiros Ivo de Carvalho Peixinho, Chefe da Unidade de Inteligência contra Crimes Cibernéticos, e Arnaldo Gomes dos Santos Junior, Oficial de Estrategica Cibernética e Extensão no Complexo Global para Inovação da Interpol. Eles são peritos criminais cedidos pela Polícia Federal do Brasil e ocupam cargos de liderança em Singapura.

“O trabalho na Interpol é colaborativo e cultiva parcerias abertas essencialmente construídas a partir da confiança no ecossistema global”, explicou Carvalho Peixinho.

Fundada em setembro de 1923, a instituição centenária conta com 195 países-membros. Todas as unidades da Interpol, incluindo o Complexo Global para Inovação, reportam seus trabalhos à Secretaria-Geral instalada em Lyon, na França, compartilhando informações e análises de inteligência com o objetivo de combater a criminalidade global.

No Cyber Fusion Centre (CFC) da unidade em Singapura trabalham, além dos brasileiros, profissionais nascidos em diversos países, incluindo Índia, Reino Unido, Vietnã, Uganda, Ucrânia e Estados Unidos. A unidade de Singapura é a única da Interpol especializada em crimes cibernéticos e trabalha em cooperação com os demais países-membros, coordenando e apoiando atividades operacionais transnacionais.

No último mês de outubro, o Complexo recebeu a Interpol Global Cybercrime Conference, fórum internacional voltado para debater questões relevantes voltadas à redução dos impactos dos crimes cibernéticos e contou com a participação de representantes de 35 nações, além de dezenas de dirigentes empresariais de todo o mundo.

Alameda Campinas, 802, 6o. andar, São Paulo/SP – (11) 3253-3618
Rua Braz Cubas, 37, 1o. andar, Santos/SP
contato@forumbrasilexport.com.br

Copyright © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por ModalGR