Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Carta do Sudeste Export 2023

O Mercosul Export 2023 reuniu dirigentes do setor produtivo e agentes públicos brasileiros e uruguaios em Montevidéu para discutir ações e obras prioritárias para melhorar a eficiência da movimentação de cargas na região, além de facilitar o comércio entre os dois países.

No total, foram 173 profissionais participando presencialmente das atividades. Além de participar dos debates e aprofundar relacionamentos, eles tiveram a oportunidade de visitar a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), o Porto de Montevidéu, o Terminal Cuenca del Plata, a Zonamérica (zona franca) e ver as operações logísticas da Costa Oriental, onde puderam visualizar as modernas movimentações de mercadorias de marcas como Philips, Casio, Renner, DuPont, Sony e muitas outras companhias que lideram seus segmentos de atuação.

Parte da delegação brasileira que participou do Mercosul Export 2023 em Montevidéu também foi especialmente recepcionada no parlamento uruguaio, com a liderança da senadora e vice-presidente em exercício, Graciela Bianchi, além de ser agraciada por um pronunciamento especial da presidente em exercício, Beatriz Argimón, no encerramento do primeiro dia de atividades. Momentos que transpareceram o interesse das autoridades uruguaias em se aproximar das lideranças brasileiras.

Durante os debates técnicos foram levantados pontos cruciais para melhorar o desempenho das duas nações no comércio internacional, como o incremento da participação do transporte hidroviário, a criação de corredores logísticos, a redução da burocracia (especialmente no Brasil) e a adoção de políticas públicas de longo prazo.

É fundamental destacar que o Brasil iniciou vários projetos de infraestrutura em parceria com o Uruguai nos últimos meses, incluindo a binacionalização do aeroporto uruguaio de Rivera, o anúncio da construção de uma segunda ponte ligando os dois países sobre o Rio Jaguarão e o avanço do projeto de concessão da Hidrovia do Mercosul, facilitando o escoamento da produção do país sul-americano pelo porto brasileiro de Rio Grande. O fórum internacional, portanto, foi uma iniciativa de caráter único para o alinhamento de objetivos e para o valoroso propósito de integração.

Importante também chamar a atenção para a participação de parlamentares e presidentes de associações representativas no evento, atuando como facilitadores de relacionamentos e agentes imprescindíveis para o aumento da segurança jurídica. A profunda troca de conhecimentos técnicos e das respectivas máquinas públicas foi outro importante ganho com a realização do fórum.

Levamos em consideração que o desenvolvimento de infraestrutura para movimentação de cargas e pessoas e a redução dos custos logísticos são fatores primordiais para a geração de emprego e renda em todo o Mercosul, podendo alavancar os índices de qualidade de vida em uma região que ainda tem muito a avançar.

Em 2024, o Mercosul Export retornará ao Uruguai para dar sequência a essa agenda. Agradecemos a todas e todos que auxiliaram o Grupo Brasil Export e a Embaixada do Uruguai no Brasil a viabilizar este encontro que já marcou história na relação entre os dois países.

Alameda Campinas, 802, 6o. andar, São Paulo/SP – (11) 3253-3618
Rua Braz Cubas, 37, 1o. andar, Santos/SP
contato@forumbrasilexport.com.br

Copyright © 2023 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por ModalGR