Novo Conceito

Novo Conceito

O Brasil Export é um espaço multisetorial e permanente de debates, reunindo os principais nomes da cadeia de valor da infraestrutura portuária, do agronegócio e das operações logísticas. Como evento referência do setor, e agora com presença massiva no ambiente virtual, o Fórum mantém interlocução com autoridades e representantes das principais instituições públicas e privadas no País.

No final de 2019, decidimos realizar edições regionais e ampliar o intercâmbio entre os profissionais de diferentes regiões desta nação continental. Em um primeiro momento, a pandemia de Covid-19, decretada em março, pareceu adiar esse nosso objetivo.

Não foi o que aconteceu. E por isso quero agradecer em especial aos nossos conselheiros espalhados por todo o País. São mais de 150 torcedores deste Fórum e agradeço a eles na pessoa do meu amigo e aliado de primeira hora José Roberto Campos. Os conselheiros transformaram a restrição de encontros presenciais em uma oportunidade de estarmos mais próximos de forma online, garantindo que o período fosse muito produtivo (veja aqui a lista de Conselheiros Nacionais).

Em 2020 foram realizados 100 webinários que reuniram 300 expositores e mais de 5 mil participantes, abordando temas relevantes ao universo logístico-portuário, incluindo experiências internacionais. Foram seis o eventos mistos promovidos também em 2020, com presença limitada de participantes presencialmente e maciça audiência online: Norte Export, Sul Export, Sudeste Export, Nordeste Export, Centro-Oeste Export e, finalmente, Brasil Export.

Entre as novidades para 2021 está prevista a criação de um Conselho Internacional e outro somente com a participação de mulheres, o retorno do Santos Export, evento embrião do atual formato deste Fórum, a realização de uma missão internacional a Dubai em uma programação conjunta com o Governo Federal dentro do pavilhão do Brasil na Expo 2021 e a elaboração de um calendário permanente de eventos virtuais e presenciais.

   Fabricio Julião, CEO do Fórum Brasil Export