Conselho do Norte Export

Conselho do Norte Export

A Programação do Fórum Nacional, bem como as edições regionais, será definida pelo Comitê Técnico Orientador, que reúne as principais lideranças e especialistas do setor de logística e infraestrutura portuária.
Esse modelo, mais uma vez, irá garantir um amplo e abrangente centro de discussões com temas relevantes e que tragam contribuição para todo o setor logístico portuário nacional.

Comitê Orientador

Ricardo Falcão

Presidente eleito do Conselho Nacional de Praticagem
Comitê Orientador

César Castro

Diretor de Recursos Humanos da Empresa de Navegação Elcano SA
Comitê Orientador

Cláudio Alberto Eidelchtein

Diretor da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro Norte (ADECON) e Presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional de Direito Marítimo, Aduaneiro e Portuário (ANDMAP). Ele também é Assessor Jurídico da Aliança Operadores Aduaneiros Associados (AOAA) e Secretario Geral do Conselho Logístico Brasileiro em Comércio Exterior (CLBEX). Professor Universidade Paulista – UNIP Cursos de Direito, Administração de Empresas e Fundador do Curso de Relações Internacionais (2000 a 2014); É Fundador do escritório Totum Assessoria Empresarial Ltda / Eidelchtein Sociedade de Advogados: prestando serviços de assessoria jurídica nas áreas consultiva/contencioso em geral, direito educacional, direito tributário, societário, econômico, ambiental, marítimo, aduaneiro, portuário e internacional. É Assessor Parlamentar Jurídico do Vereador José Teixeira Filho (Presidente da Comissão Permanente de Assuntos Portuários e Marítimos da Câmara Municipal de Santos-SP) (desde 2013); Membro da Associação Brasileira de Direito Marítimo – ABDM; Membro da Comissão de Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Sustentável da OAB/SP (até 2018); Membro da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da OAB/SP (até 2018); Secretario Geral da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/SP (até 2018); Secretario Geral do Conselho Logístico Brasileiro em Comércio Exterior (CLBEX); Assessor Jurídico da Aliança Operadores Aduaneiros Associados (AOAA); Presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional de Direito Marítimo, Aduaneiro e Portuário – ANDMAP; Diretor da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro Norte – ADECON.
Comitê Orientador

Claudomiro Carvalho Filho

Empresário do transporte aquaviário. Dodó nasceu em Faro, no interior do Pará, mas, foi criado em Parintins, sua cidade do coração. Desde os 15 anos de idade atua na empresa da família: a SC Transporte, cujo eixo de atuação se divide entre os portos de Manaus (AM), Belém (PA) e Porto Velho (RO). Estudou por dois anos em Belém e em 1985 assumiu a base da empresa em Manaus, onde é diretor deste então. Na SC atuou na função de marinheiro e até assumir a presidência. Militante da cultura parintinense, foi entre os anos de 2001 e 2002, presidente da Associação Folclórica Boi Bumbá Caprichoso, outra de suas paixões. Foi fundador da "Ala Jovem" do caprichoso na década de 1980, que mais tarde deu origem ao Movimento marujada (MM) em Manaus. Em 2006, Dodó foi eleito 1º secretário do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) e permaneceu no cargo até 2009. Ele assumiu a presidência do Sindarma em 2010 e cumpriu dois mandatos consecutivos até 2016. Dodó Carvalho foi vice-presidente do sindicato e uma das vozes mais atuantes na defesa do modal, como meio mais eficiente e barato de transporte no Amazonas e na Amazônia. Dodó foi eleito em 2016 para cargo de vice-presidente de Navegação da Câmara Temática de Navegação e Portos (CTNAV) da Confederação Nacional do Transporte (CNT), onde debateu soluções para navegação e infraestrutura portuária para Região Norte. Atualmente, é conselheiro fiscal do Sindarma.
Comitê Orientador

Eduardo Corrêa Tavares

Secretário de Estado do Planejamento desde 2018, é Auditor da Receita Estadual, Mestre em Administração Fazendária, e servidor público há 15 anos. Coordena o Programa Tesouro Verde e a Câmara de Planejamento Estratégico do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.
Comitê Orientador

Glauco Mauro Cei

Engenheiro Civil e sócio das empresas Engecol Ltda e Etecon Ltda, ambas do Macapá, sendo Diretor-Geral da segunda. Atuou como Perito Ambiental e Diretor Executivo da Industria da Construção Civil da Associação Comercial e Industrial do Amapá –ACIA Biênios: 2016 à 2017 e 2018 à 2019. Atuou como Gerente de Transporte da Gacesa Belém/PA , Instrutor de formação de Cabos de Exército na 8ª Região Militar Belém/PA, foi Presidente do SINDUSCON-AP; Sindicato dos Construtores do estado do Amapá e Diretor0-Executivo da Industria da Construção Civil da Associação Comercial e Industrial do Amapá –ACIA Biênios: 2016 à 2017 e 2018 a 2019.
Comitê Orientador

José Vitor Mamede

pós-graduado em administração geral pela Universidade Paulista, com especialização em planejamento e modelagem em sistemas de transportes pela Universidade Metodista de Piracicaba em conjunto com a Universidade de Liége (Bélgica) e graduado em engenharia de produção mecânica pelo Instituto de Ensino de Engenharia Paulista. Atualmente é Sócio Diretor da JVM Consultoria Empresarial, membro do Conselho da ABRALOG, Diretor Adjunto de Infraestrutura do CIESP, membro da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da OAB/SP e membro da Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metro ferroviário na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi gerente de planejamento logístico no grupo Ecorodovias, Especialista em logística e infraestrutura na FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Coordenador de Transporte na Universal Distribuição e Transporte, Gerente de Logística na Hedge Promotora e Chefe de Seção na Copersucar, e Gerente de Produção na Vacso Produtos Elétricos e Eletrônicos. Na área acadêmica, atuou como professor universitário nos cursos de pós-graduação e graduação em gestão de transportes, logística internacional e cadeia de suprimentos na FAAP, UNINOVE, Escola Paulista de Negócios e FMU realizou treinamentos em logística e comercio exterior no ILA – Instituto de Logística da Aeronáutica nos anos de 2014 até 2018.
Comitê Orientador

Joselito Santos Abrantes

Diretor de Desenvolvimento Setorial e Regional da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, integra o Comitê Orientador do Norte Export. Ele é economista, Doutor em desenvolvimento socioambiental, analista técnico do Sebrae Amapá e professor do centro de ensino superior do Amapá.
Comitê Orientador

Larry John Rabb Carvalho

Advogado e grande entusiasta da logística do Arco Norte, sendo membro do Comitê Gestor do Corredor Centro Norte Maranhão – CGCCN MA e sócio das empresas Promare e RC Law. Possui LLM em Direito Marítimo pela London University e Pós-graduação em direito comercial internacional. Com vasta experiência em litígio com ênfase em transporte marítimo e Comércio Exterior, além da expertise em consultoria e arbitragem, Larry Carvalho é bastante atuante no segmento de International Trade e Commodities. Destacando-se, também, como consultor em arbitragens/litígio no exterior e por ser um ferrenho defensor de uma maior segurança jurídica no setor de Transporte Marítimo, Portuário e Comex. Desde 2014 é o único advogado da região do Norte-Nordeste do Brasil recomendado em Direito Marítimo pelos maiores diretórios internacionais Chambers & Partners, Who's Who Legal, Latin Lawyers e Legal 500, sendo considerado um dos advogados brasileiros mais promissores neste segmento. É autor de diversos artigos e livros na área em que atua, tendo contribuído no livro Ship Arrest in Practice 7th e Shipping Law Review 5th e 6th edition – capítulo brasileiro de Direito Marítimo. Larry também é membro da Ordem dos Advogados do Brasil - São Paulo e Ceará; Associação Brasileira de Direito Marítimo (ABDM) Instituto Ibero-americano de Direito Marítimo (IIDM / BR), Maritime Insurance Claims, Organização Europeia de Direito Marítimo- EMLO, Associação Hong Kong de Direito Marítimo - HKMLA, International Law Association, Academia Brasileira de Direito Internacional – ABDI, Membro da Customs and International Trade Association - CITBA, Instituto Brasileiro de Direito Aduaneiro - IBDA, Associação de Estudos do Direito aduaneiros – ABEAD, International Bar Association, Associação Brasileira de Direito Aduaneiro, Membro da Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes / Journal of Transport Literature.
Comitê Orientador

Márcio Rodrigues Pereira da Silva

Prático na ZP 01 desde 2015. Cursou a Escola Naval e é formado em Engenharia Mecatrônica pela Politécnica da Universidade de São Paulo e Mestre em Engenharia pela UFRJ.
Comitê Orientador

Paulo Salvador

Diretor Executivo da Grão Pará Multimodal e participa no projeto do Terminal Portuário de Alcântara. Engenheiro Civil formado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tem MBA em Gestão de Empresas pelo Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais do Porto. Trabalhando nas Construtoras Teixeira Duarte e OPCA participou nas principais obras dos últimos 30 anos em Portugal. Desde 2012 no Brasil, participou na Construtora ACA Brasil, em inúmeras obras ferroviárias na EFC e FNS .
Comitê Orientador

Rita Martins

Empresária, nascida e criada no estado do Amapá. Ela é proprietária do Restaurante Sagrada Família, no centro de Macapá, eleito pelo Sebrae e Abrasel pelo segundo ano como o melhor Restaurante self-service de Macapá.

Aproveite o primeiro lote e faça já sua inscrição!