Conselho do Nordeste Export

Conselho do Nordeste Export

O Fórum Regional Nordeste Export evento do Brasil Export, será realizado nos dias 15 e 16 de junho, em Recife. A Programação do Fórum Nacional, bem como as edições regionais, será definida pelo Comitê Técnico Orientador, que reúne as principais lideranças e especialistas do setor de logística e infraestrutura portuária. Esse modelo, mais uma vez, irá garantir um amplo e abrangente centro de discussões com temas relevantes e que tragam contribuição para todo o setor logístico portuário nacional.

Comitê Orientador

Aluisio de Souza Sobreira

Diretor da Merco Shipping Marítima, Vice-Presidente da Câmara Brasileira de Contêineres e Diretor da Associação de Comércio Exterior do Brasil
Comitê Orientador

Ana Paula Calhau

Diretora Comercial da Cia das Docas do Estado da Bahia. Advogada, foi gerente jurídica da CODEBA, assessora técnica do presidente da CDRJ e atuou como Superintendente Jurídica. Foi assessora técnica da ANTAQ. Trabalhou como chefe da jurídica do Serviço Geológico do Brasil/MME e no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. É membro do IAB- Instituto dos Advogados Brasileiros.
Comitê Orientador

Carlos Roberto Frisoli

CEO-Presidente da Companhia Operadora Portuária do Itaqui – COPI. Bacharel em Ciências Náuticas - Centro de Instrução Almirante Graça Aranha – Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, do Rio de Janeiro, é Membro do Conselho Superior do SINDOMAR – Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Maranhão e Membro do Conselho Superior da FENOP – Federação Nacional dos Operadores Portuários desde 2000 e com mandato renovado até o ano de 2021. Foi Presidente da FENOP, Presidente da Fundação Educacional, Cultural e Tecnológica de Paranaguá e do Centro de Educação Profissional do Litoral do Paraná. É Membro Titular no Conselho de Autoridade Portuária de Paranaguá e Antonina como representante dos demais operadores portuários, Membro do Conselho Superior do SINDOP – Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Paraná e Membro do Conselho de Administração do SINDOMAR – Sindicato dos Operadores Portuários do estado do Maranhão. Foi Diretor da AOPP – Associação Profissional dos Operadores Portuários do Estado do Paraná, Presidente e Vice-Presidente do SINDOP – Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Paraná, Vice-Presidente do SINDAPAR – Sindicato dos Agentes Marítimos do Estado do Paraná e Diretor da APEEPA – Associação Profissional das Entidades Estivadoras do Estado do Paraná.
Comitê Orientador

Ed Dantas

Formado em Design Gráfico pela IFPE e cursou Ciências da Computação na UFPE. Empreendedor, atua nos negócios de tecnologia da informação. Foi analista e consultor do CESAR Labs, entre 2014 e 2018, executando a cocriação de negócios do programa Startup Brasil e a formação de startups do Porto Digital com o Sebrae. Atua em Suape na área de inovação há um ano e é professor de formação executiva na CESAR School.
Comitê Orientador

Fábio Medrano Siccherino

Diretor Comercial e Relações Institucionais da DP World Santos. Formado em Engenharia Química pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), com especialização em transporte pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e MBA em logística pelo Instituto Coppead, possui mais de 23 anos de experiência em Supply Chain e desenvolvimento de projetos multimodais dentro e fora do Brasil. Com passagem por empresas como Log-In, Vale e Rhodia, possui profundo conhecimento dos diversos modais utilizados na América do Sul, além de experiência no desenvolvimento de estratégias comerciais no segmento de logística e projetos 3PL. Concomitante às suas funções na DP World Santos, o executivo é diretor da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).
Comitê Orientador

Fábio Saboya

Administrador de Empresas, Diretor da Associação Comercial de Pernambuco e Coordenador da Comissão de Portos, Logística e Transportes da ACP. É membro do Conselho da Autoridade Portuária de SUAPE, do Conselho da Autoridade Portuária do Porto do Recife, da Associação Brasileira dos Profissionais de Relações Institucionais e Governamentais(ABRIG) e da Rede Apoie a Reforma, coordenado pelo CLP-Liderança Pública. É CEO da Aliança Public Affairs Ltda e Especialista em “Public Affairs” (Políticas Públicas), Relações Institucionais e Governamentais. Atua há mais de 30 anos no setor de infraestrutura, privatizações, concessões e PPPs; mais especificamente no setor Logístico e Portuário há 10 anos no Nordeste.
Comitê Orientador

Fabio Silveira

Sócio-Diretor da Gallotti Advogados, com atuação complementar na gestão do escritório e na supervisão de todas as atividades desenvolvidas pela esquipe de Advogados. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduado em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual, em Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Gerencial pela Universidade de Brasília e em Direito Administrativo pela Universidade Cândido Mendes. Mestrando em Administração Pública pela Escola de Administração Pública de Brasília - IDP. Membro integrante da Comissão de Direito Portuário e Marítimo da OAB-DF e do Comitê Jurídico da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP).
Comitê Orientador

Gilmara Pereira Temóteo

Presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) desde 2015. Formada em Direito, pós-graduada em Direito Processual e com MBA em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística, Gilmara foi responsável por diversos avanços administrativos, comerciais e de infraestrutura no Porto de Cabedelo. Com destaque para o aumento da movimentação de cargas e a atração de investimentos.
Comitê Orientador

Giovanni Cavalcanti Paiva

Gerente Geral de Relacões Institucionais e Regulação da Petrobras Transporte – Transpetro, onde é Conselheiro Titular a ATP e da ABTP. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba, tem pós-graduação em Gestão Portuária pela Universidade Estácio de Sá – RJ e Advanced Course on Port Operation pela EM Normandie Business School – Le Havre/ França e em Equipamentos de Petróleo pelo Centro de Ensino da Petrobras – RJ. Com 35 anos de trabalho no Sistema Petrobrás atua, desde 1985 no setor de dutos e terminais aquaviários de petróleo, seus derivados e biocombustível nas disciplinas de projeto, constução, inspeção, manutenção, regulação, gestão e relacionamento institucional. Foi Gerente Operacional dos Terminais de São Sebastião, de Coari, de Manaus, Belém, São Luís, Natal, Cabedelo no período de 2001 a 2008. Esteve no Governo Federal atuando com Superintendente de Portos e de Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ no período de 2008 a 2013.
Comitê Orientador

Helson Braga

Presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (ABRAZPE). Pós-Doutorado em Economia, pela Universidade de Chicago, EUA, é Doutor em Economia, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É Professor Livre Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Professor Emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), Professor Titular da Escola de Administração Fazendária (ESAF) do Ministério da Fazenda e Mestre em Economia, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também é membro do Conselho da Fédération Mondiale des Zones Franches- FEMOZA (Genebra, Suíça). Foi Secretário Executivo do Conselho Nacional de Zonas de Processamento de Exportação/Ministério da Economia e também atuou como Pesquisador do IPEA e da FUNCEX. Atuou, ainda, como Consultor do Banco Mundial e Auditor Fiscal da Receita Federal.
Comitê Orientador

Ingrid Zanella Andrade Campos

Sócia titular do escritório Queiroz Cavalcanti. Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pernambuco (OAB/PE). Presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Petróleo da OAB/PE e Secretária da Comissão Nacional de Direito Marítimo e Portuário da OAB. Doutora e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Liability for Maritime Claims e Law of Marine Insurance, pela International Maritime Law Institute, IMLI, Malta. É professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde ensina Direito Civil e Direito Marítimo. Desde 2015, atua como professora da Faculdade Damas da Instrução Cristã, na graduação em Direito e no Programa de Mestrado em Direito. É Professora da Pós-Graduação em Direito Marítimo, Portuário e Ambiental em diversos estados do Brasil, como São Paulo, Espírito Santos, Rio Grande do Norte, Maranhão entre outros.
Comitê Orientador

Islano Marques

Há 9 anos coordena a área internacional do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Piauí - FIEPI, através do seu Centro Internacional de Negócios – CIN, com interligação em rede com todos os Centros Internacionais em cada Federação de Indústrias do país. Formado em Comércio Exterior com especialização em Negócios Internacionais, é membro do Conselho de Administração da Companhia PORTO-PI, ex-diretor comercial da ZPE Parnaíba, ex-assessor de relações internacionais do Governo do Estado, membro do comitê de defesa de interesses da CNI, membro da CEB - Coalizão Empresarial Brasileira, Coordenador do PNCE - Plano Nacional da Cultura Exportadora, no Estado
Comitê Orientador

Javier Ramirez

Diretor-Presidente do Tecon Suape (ICTSI Group Company). Tem ampla experiências nas áreas de porto e logística. Já atuou como Diretor-Gerente em terminais de contêineres e desenvolvimento de infraestrutura portuária. Trabalhou anteriormente no Terminal TecPlata, na Argentina, na China Harbour Engineering Co. Ltd., no Panamá, e como Diretor de Investimentos para América Latina na Terminais APM, no Panamá, além da Diretor Executivo na empresa Terminal 4 da A.P.Moller, do Grupo Maersk.
Comitê Orientador

Larry John Rabb Carvalho

Advogado e grande entusiasta da logística do Arco Norte, sendo membro do Comitê Gestor do Corredor Centro Norte Maranhão – CGCCN MA e sócio das empresas Promare e RC Law. Possui LLM em Direito Marítimo pela London University e Pós-graduação em direito comercial internacional. Com vasta experiência em litígio com ênfase em transporte marítimo e Comércio Exterior, além da expertise em consultoria e arbitragem, Larry Carvalho é bastante atuante no segmento de International Trade e Commodities. Destacando-se, também, como consultor em arbitragens/litígio no exterior e por ser um ferrenho defensor de uma maior segurança jurídica no setor de Transporte Marítimo, Portuário e Comex. Desde 2014 é o único advogado da região do Norte-Nordeste do Brasil recomendado em Direito Marítimo pelos maiores diretórios internacionais Chambers & Partners, Who's Who Legal, Latin Lawyers e Legal 500, sendo considerado um dos advogados brasileiros mais promissores neste segmento. É autor de diversos artigos e livros na área em que atua, tendo contribuído no livro Ship Arrest in Practice 7th e Shipping Law Review 5th e 6th edition – capítulo brasileiro de Direito Marítimo. Larry também é membro da Ordem dos Advogados do Brasil - São Paulo e Ceará; Associação Brasileira de Direito Marítimo (ABDM) Instituto Ibero-americano de Direito Marítimo (IIDM / BR), Maritime Insurance Claims, Organização Europeia de Direito Marítimo- EMLO, Associação Hong Kong de Direito Marítimo - HKMLA, International Law Association, Academia Brasileira de Direito Internacional – ABDI, Membro da Customs and International Trade Association - CITBA, Instituto Brasileiro de Direito Aduaneiro - IBDA, Associação de Estudos do Direito aduaneiros – ABEAD, International Bar Association, Associação Brasileira de Direito Aduaneiro, Membro da Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes / Journal of Transport Literature.
Comitê Orientador

Leonardo Cerquinho

Bacharel em Relações Internacionais pela Faculdade Integrada do Recife e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Com 18 anos de experiência nas áreas de logística e comércio exterior, atuou na iniciativa privada e no setor público com passagem pela Amcham, Hamburg Süd, Fiabesa, Red Ball Logistics Brasil, Comexport e Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Atualmente é presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, cargo que ocupa há um ano.
Comitê Orientador

Lourenço Cunha Filho

Sócio-Diretor da MS Consultoria Empresarial, com escritórios em São Paulo e Recife
Comitê Orientador

Luiz Alberto Barros

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (UPE), com especialização em Transportes pela Universidade Federal de Pernambuco/GEIPOT-Brasília (DF) e MBA em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Atuou em projetos de consultoria de estradas e ferrovias na Astep S/A. Foi diretor de Transportes do Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco (DER/PE), gerente de Obras Civis do Departamento de Terminais Rodoviários de Pernambuco (Deterpe) e consultor de obras civis da Unesco na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Em Suape desde 2015, atualmente é Diretor de Desenvolvimento de Negócios.
Comitê Orientador

Luiz Raimundo Azevedo

Engenheiro Civil, Professor Titular no Departamento de Transporte da UEMA e consultor na Universidade de Ceuma
Comitê Orientador

Mauro Gomes

Jornalista, ex-editor de Economia do Jornal do Commercio e do Diário de Pernambuco e Sócio-Diretor da MG Comunicação Empresarial
Comitê Orientador

Manoel Ferreira Jr.

Administrador de Empresas, Bacharel em direito, Vice-Presidente do Sindope (Sindicato dos Operadores Portuários de Pernambuco), Vice-Presidente da Fenop (Federação Nacional das Operações Portuárias). Também atua como Diretor Regional da CBC-Câmara Brasileira de Containers e é membro do Lide Pernambuco. Participa, ainda, da Gestão da Agemar, empresa holding que atua verticalizada em Infraestrutura e logística há 36 anos.
Comitê Orientador

Najla Buhatem Maluf

Líbano-brasileira formada pela Escola Americana da Suíça e Política Internacional pela Universidade do Sul da Flórida. Trabalhou no Conselho das Américas, em Washington DC com os acordos de livre comércio NAFTA e FTAA. Foi assessora internacional da ANTAQ, coordenando junto ao Itamaraty os acordos internacionais de transporte marítimo. Enquanto assessora parlamentar do Senado, participou da elaboração de projetos na Comissão de Infraestrutura e Transportes, incluindo a Lei dos Portos. É advogada-sócia do Rachid Maluf Advocacia e Presidente da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da OAB/MA.Também é sócia da WISTA e pós-graduada em Direito Marítimo e Comércio Exterior pela Maritime Law Academy. Está atualmente como Subprocuradora da Assembleia Legislativa do Maranhão.
Comitê Orientador

Roberto Leoni

Assessor Comercial do Porto de Maceió
Comitê Orientador

Sérgio Faria

Vice-Presidente de operações da empresa TPC Logística Inteligente
Comitê Orientador

Silvia Helena Silva Santiago

Assessora do Diretor Técnico Comercial da Companhia Doas do Rio Grande do Norte. Formada em Direito, Comunicação Social e Pedagogia. Cursa pós-graduação em Direito Marítimo Portuário pela Maritime Law Academy . É Advogada Associada no André Elali Advogados. Também atua como Tradutora e Intérprete de Inglês e com assistência em negociações comerciais e assistência jurídica.

Aproveite o primeiro lote e faça já sua inscrição!