Conselho do Centro-Oeste Export

Conselho do Centro-Oeste Export

A Programação do Fórum Nacional, bem como as edições regionais, será definida pelo Comitê Técnico Orientador, que reúne as principais lideranças e especialistas do setor de logística e infraestrutura portuária.
Esse modelo, mais uma vez, irá garantir um amplo e abrangente centro de discussões com temas relevantes e que tragam contribuição para todo o setor logístico portuário nacional.

Comitê Orientador

Edeon Vaz Ferreira

Atua na área de Logística e Infraestrutura de Transportes. Administrador de Empresas com Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, atualmente é Presidente da Câmara Temática de Logística e Transporte do Agronegócio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento de Goiás (CTLOG). É Diretor Executivo do Movimento Pró – Logística de Mato Grosso, Consultor em Infraestrutura de Logística da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (APROSOJA e Consultor em Infraestrutura de Logística da Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (AMPA). Atua como Coordenador Técnico da Comissão de Assessoramento em Infraestrutura e Logística da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e Coordenador técnico da Frente Parlamentar de Infraestrutura de Logística e Armazenagem (FRENLOG- Câmara de Hidrovias). É Membro do COINFRA – Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso; Membro da Comissão de infraestrutura de logística do agronegócio da CNA – Confederação Nacional da Agricultura; Membro Fundador do Instituto Brasil Logística – IBL e Professor em cursos de pós-graduação sobre infraestrutura de logística.
Comitê Orientador

Adriano Barzotto

Presidente da Aprosoja-GO (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás) no triênio 2018-2021, Adriano Antônio Barzotto é gaúcho de Colorado-RS e veio para Goiás com seus pais, ainda adolescente, no ano de 1985. É engenheiro agrônomo formado pela Universidade de Rio Verde (Uni-RV) e produtor de grãos nos municípios de Paraúna, Montividiu, Acreúna e Rio Verde, onde reside. É também vice-presidente Regional da Aprosoja Brasil.
Comitê Orientador

Antonio Galvan

nascido em Sananduva (RS). Morou no Paraná por sete anos onde ele e sua família já atuavam como produtores rurais. Com formação técnica em contabilidade, chegou em Mato Grosso no ano de 1986 e atualmente é produtor rural no município de Vera, Região Norte do Estado. Foi presidente do Sindicato Rural de Sinop, participou da diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO) desde o ano de 2007. Na Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) participa desde a sua fundação, em 2005. Ele é o atual presidente da Aprosoja Mato Grosso e vice-presidente da Aprosoja Brasil.
Comitê Orientador

Camila Hermano

Bacharel em Direito e Especialista em Direito Processual Penal pela Universidade Federal de Goiás. É Diretora da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (ACIEG) e Conselheira do CTAgro da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). Mestre em Direito Internacional, investimentos, comércio e arbitragem (LL.M. International Law, Investments, Trade and Arbitration) Universidad de Chile e Heidelberg University (2008 – 2009) Chile e Alemanha. Também é Especialista em Direito Tributário Internacional - FGV Law - (2014) - São Paulo, (Brasil) e em Direito de StartUps – Insper – (2018) – São Paulo (Brasil).
Comitê Orientador

Célio Eustáquio de Moura

Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho, formado pela Universidade Federal de Goiás. É Diretor-Presidente da CONSTEL Construções Elétricas LTDA e Diretor-Presidente do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás. Membro do Conselho de Administração da CNI e Representante da Federação das Indústrias do Estado de Goiás no Conselho Temático de Infraestrutura da CNI. Diretor-Secretário e Presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da FIEG.
Comitê Orientador

Cesar Meireles

Diretor-Presidente (CEO) e fundador da ABOL – Associação Brasileira de Operadores Logísticos. Executivo com mais de 10 anos de experiência na área de logística empresarial na indústria petroquímica (Ciquine) e metalúrgica (Caraíba Metais/Paranapanema). Experiência de mais de 20 anos como executivo em Operadores Logísticos de porte como a Columbia Nordeste, Integral/Lachmann, Santos-Brasil / Terminal de Veículos e Grupo TPC, tendo prestado consultoria em empresas de porte como Multilog e Katoen Natie. Atuou por três anos no Governo do Estado da Bahia como superintendente do Promo – Centro Internacional de Negócios e diretor de Avaliação de Políticas Públicas da Secretaria de Planejamento, Ciência e Tecnologia (Seplantec). Também é Vice-presidente da ALALOG - Associação Latinoamericana de Logística, Diretor do DEINFRA - Departamento de Infraestrutura da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. É Membro conselheiro da Seção VI – Infraestrutura do Transporte e Logística da CNT - Confederação Nacional do Transporte. É sócio-diretor da TALENTLOG – Consultoria e Planejamento Empresarial Ltda.
Comitê Orientador

Daniel Latorraca Ferreira

Superintendente do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária – Imea, economista pela UFMT, MBA em Agronegócio pela Esalq/USP. Entre 2008 e 2009 foi pesquisador no projeto sobre logística de grãos em Mato Grosso intitulado França da Esalq/Log. No Imea há dez, anos atuou como trainee, analista, gestor técnico, gestor de projetos e em Janeiro de 2016 foi nomeado superintendente. Ao longo desse período, fez a gestão e liderou projetos que visam o melhoramento do ambiente de negócios, o fomento de novos mercados e a inovação competitiva para o agronegócio no Estado. Dentre estes projetos, destacam-se o Agrihub, Clusters de etanol de milho e o primeiro Guia do Investidor voltado para o agronegócio em Mato Grosso.
Comitê Orientador

Fernando Paes

Advogado e Diretor-Executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários - ANTF. Atuou durante anos no Governo Federal, onde foi chefe de gabinete dos presidentes da Escola Nacional de Administração Pública, da Casa da Moeda do Brasil e da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP.
Comitê Orientador

Frederico Azevedo e Silva

Diretor-Executivo da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso do Sul. Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Campos, atuou como advogado em Mato Grosso entre 2001 a 2012. Foi Superintendente de Licitações junto a Prefeitura de Várzea Grande entre 2013 a 2014. Atuou como Gerente de Relações Institucionais da Aprosoja MT – Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso entre 2014 a 2017. Atuou como Direto-Executivo Estadual na Andav – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários em Mato Grosso e CEARPA/MT – Conselho Estadual das Associações de Revendas de Produtos Agropecuários de Mato Grosso no ano de 2018. É Membro da Câmara de Crédito, Comercialização e Seguros do Agronegócio junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento em Brasília – DF. 2014 a 2018 e 2020 até os dias atuais. É Conselheiro Suplente do Comitê Estadual de Política Agrícola da SEMAGRO – MS e Coordenador Técnico da Comissão de Direito de Propriedade do Instituto Pensar Agropecuária/FPA. Foi Conselheiro titular da Câmara de Política Agrícola e Crédito Rural da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso - MT – 2016 a 2018.
Comitê Orientador

Guilherme Nolasco

Presidente da União Nacional do Etanol de Milho (Unem). Produtor rural e médico veterinário com especialização em Gestão Rural, tem larga experiência como executivo e gestor no setor agropecuário, seja junto ao mercado privado como em órgãos públicos. Presidiu o Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) por um ano e meio, tendo sido presidente também do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) por três anos (2015 a 2018). Por cinco anos, foi conselheiro e vice-presidente da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat).
Comitê Orientador

Gustavo Pinto Coelho de Oliveira

Presidente do Sistema Fiemt, onde já foi presidente do Conselho Tributário e vice-presidente da instituição. Preside o Conselho de Desenvolvimento Industrial e Regional de Cuiabá (CODIR Cuiabá) e também o Conselho de Desenvolvimento Econômico da Fiemt, além de ser diretor da CNI desde 2018. É vice-presidente do Conselho Tributário da CNI e conselheiro da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), representando a CNI. Nasceu em 1974, na cidade do Rio de Janeiro. É graduado em Engenharia Civil, pós-graduado em Gestão Empresarial e em Fusões e Aquisições de Empresas, além de ter especialização em Geotecnia. É sócio-proprietário da empresa de mineração Britaguia, associada ao Sindicato das Indústrias de Extração do Calcário do Estado de Mato Grosso (Sinecal). Atua há mais de 20 anos como empresário nos setores de mineração e de transportes, com vasta experiência em Gerência Industrial, Geral e Diretoria de Operações. Foi secretário de Estado do Governo de Mato Grosso por três anos (2015 a 2017) nas pastas de Gabinete de Assuntos Estratégicos, de Planejamento e de Fazenda. No Sistema S, foi diretor regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT), conselheiro do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) e, desde 2014, é conselheiro do Serviço Nacional da Indústria (Senai-MT), na função de representante das atividades industriais.
Comitê Orientador

Joel Ragagnin

Vice-Presidente da Aprosoja Goiás. Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ-USP, atua como gerente de produção e produtor rural em Jataí, Goiás.
Comitê Orientador

José Mário Schreiner

Deputado Federal, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e Presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Natural de Santa Catarina, é Técnico Agropecuário/ Universidade Federal de Santa Catarina. Empresário rural na área de agricultura (Cereais e Algodão) e pecuária nos municípios de Mineiros, Portelândia, Perolândia, Padre Bernardo, Niquelândia, Formosa, Uruaçu, Vila Boa (GO). Está em Goiás desde 1982. Foi Vice-Presidente Diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Membro Efetivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento do Estado de Goiás e Membro Efetivo do Fórum de Entidades Empresariais de Goiás. Foi Vice-Presidente de Finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, Presidente da Agência Goiana de Desenvolvimento Rural – AGENCIARURAL e Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás.
Comitê Orientador

Lidioney Ferreira de Matos

Gerente Administrativo, Financeiro e comercial da Associação Comercial e Industrial de Anápolis
Comitê Orientador

Lucas Beber

Bacharel em Direito, produtor rural de soja e milho no município de Nova Mutum, em Mato Grosso, Diretor- Administrativo da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso e Delegado da Associação dos Produtores de Soja do Brasil.
Comitê Orientador

Lucio Lagemann

Administrador de Empresas, atualmente atua como Assessor de Logística do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, responsável pelo desenvolvimento e planejamento de ações e projetos de logística e Infraestrutura, no que se refere aos modais de transporte rodoviário, ferroviário, aeroviário e aquaviário. Articulador de políticas de fomento a Rota Bioceânica (OceanoAtlântico / Oceano Pacífico) Integrante de Comissão Mista Brasil/Paraguai para construção da 3º Ponte em Porto Murtinho
Comitê Orientador

Marcelo Terra Saraiva

Acumulando os cargos de COO e CMO da Brado Logística S.A. e graduado em Geografia, possui mais de 32 anos de experiência em gestão de empresas, em especial dos segmentos de logística e commodities. No grupo Pão de Açúcar desde 1984, permaneceu seis anos na gestão da área de logística. Entre 1989 e 1997 foi para a Glencore Xstrata, também como gestor em logística, e entre 1997 e 2001 assumiu a Diretoria de Operações, Abastecimento e Distribuição no Moinho São Jorge. Nos anos de 2001 e 2002 ocupou uma posição de gestão em commodities agrícolas e novos negócios na ALL, e em 2003 transferiu-se para a MRS com a mesma posição, tendo permanecido na empresa até 2006. Entre 2006 e 2014 atuou como consultor em logística e também assumiu a gestão de negócios próprios. Em abril de 2015 ocupou a diretoria de operações na Brado Logística S.A., e em junho de 2016 acumulou também a posição de diretor comercial da companhia. Em janeiro de 2020, assumiu um novo desafio como Diretor Presidente da Brado.
Comitê Orientador

Normando Corral

Presidente da Famato, do Conselho Administrativo do Senar Mato Grosso e do Imea. É engenheiro agrônomo, formado em Lavras (MG). Nasceu em Rinópolis (SP). Estabeleceu-se em Tangará da Serra (MT) em 1982. Atua como produtor rural em agricultura e pecuária. Em 2005 elegeu-se presidente do Sindicato Rural do município. Foi presidente da Associação dos Fornecedores de Cana do Vale do Rio Paraguai (Assovale). Está presidente do Sistema Famato desde janeiro de 2017. Anteriormente, por diversas vezes, assumiu a presidência da entidade nas gestões lideradas por Homero Pereira e Rui Prado quando era vice-presidente.
Comitê Orientador

Oswaldo D. Castro Jr.

Sócio da Golden Cargo, operador logístico especializado no segmento de insumos do agronegócio e produtos químicos embalados, com Centros de Distribuição localizados nos principais polos produtores do Centro-Oeste: Cuiabá/MT, Dourados/MS, Goiânia/GO e Rio Verde/GO) e do Norte e Nordeste (Araguaína/TO, Balsas/MA e Luis E. Magalhães/BA) e Matriz em Barueri/SP. Sua experiência profissional inclui passagens pelo Expresso Araçatuba e TNT, onde foi Diretor Comercial, Operacional e Presidente. Foi Presidente do Conselho Deliberativo da ABOL – Associação Brasileira dos Operadores Logísticos e atualmente é Conselheiro desta instituição e da NTC&L, Associação Nacional das Empresas de Transporte de Cargas e Logística.
Comitê Orientador

Patricia Iglesias Lago

Diretora Comercial e Marketing da Hidrovias do Brasil S/A e alta liderança com 20 anos de carreira em operação portuária, terminais e logística.

Aproveite o primeiro lote e faça já sua inscrição!