Brasil Export promove visita técnica ao Porto de Santos com presença de lideranças parlamentares e do setor marítimo

Brasil Export – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária promove na próxima quinta-feira, dia 3 de dezembro, visita técnica ao Porto de Santos com a participação de lideranças parlamentares, executivos do setor marítimo e diversas outras autoridades. A agenda foi desenvolvida em parceria com o Instituto Brasil Logística (IBL), entidade privada sem fins lucrativos fundada com o objetivo de criar maior sinergia entre os modais de transporte atuando em conjunto com a sociedade civil. 

A comitiva do IBL será liderada pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura. Também visitarão o porto santista em busca de diálogo para o desenvolvimento de maior competitividade para o escoamento das cargas em território nacional o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL-RO), o vice-presidente do IBL, Tiago Lima, o diretor de Relações institucionais da Frenlogi e ex-deputado federal, Edinho Bez, e a prefeita de Sinop (MT), Rosana Tereza Martinelli.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) estará representada pelo diretor Francisval Mendes e por sua chefe de gabinete, Jacqueline Wendpap. A Praticagem do Brasil, liderada pelo presidente Ricardo Falcão, também estará presente à visita técnica, além de diretores de terminais portuários e autoridades de municípios da Baixada Santista. 

Francisval Mendes (Antaq) e Senador Wellington Fagundes (Frenlogi) durante o Centro-Oeste Export 2020

Programação

Os presentes terão a oportunidade de assistir a uma apresentação sobre os trabalhos planejados e desenvolvidos pela Santos Port Authority (SPA), realizar um passeio pelo canal de navegação do Porto e conhecer em detalhes o Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) da Praticagem São Paulo. 

“O Brasil Export é um espaço multisetorial e permanente de debates, reunindo os principais nomes da cadeia de valor da infraestrutura portuária, do agronegócio e das operações logísticas”, indica o CEO do Fórum, Fabrício Guimarães Julião, ressaltando a importância do diálogo. “Como evento referência do setor, o Fórum mantém interlocução com instituições públicas e privadas no país, seja no ambiente presencial, seja no ambiente online”. 

Fórum

A edição nacional do Brasil Export foi encerrada no último dia 24 de novembro, em Brasília, com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Na ocasião, o ministro destacou os avanços do setor portuário no Brasil, que subiu 13 posições no ranking de modais do Fórum Econômico Mundial.

Ministro Tarcísio Gomes de Freitas confraterniza com Fabrício Julião e conselheiros do Brasil Export

Em 2020 o Brasil Export promoveu uma série de 100 webinários e cinco fóruns regionais em modelo misto, com limitação na participação presencial e transmissão online ao público em geral.

Texto: Bruno Merlin/Brasil Export

Foto em destaque: Sérgio Coelho/Santos Port Authority