Praticagem de São Paulo celebra 89 anos

escrito por Bruno Merlin especialmente para o jornal BE News

A Praticagem de São Paulo celebra hoje, dia 27 de junho, 89 anos de fundação. A data remete à assinatura do Aviso nº 2.195 pelo então Ministro de Estado dos Negócios da Marinha, Almirante Protógenes Pereira Guimarães. A entidade, criada com o nome de Associação dos Práticos da Barra e Canal do Porto de Santos, foi constituída com o objetivo de reunir profissionais e grupos que prestavam serviços de praticagem no Porto de Santos.  

Hoje, além de realizar as manobras de embarque e desembarque nos navios, os práticos da entidade colaboram para a preservação das embarcações, das cargas, do oceano e do ambiente nas imediações das instalações portuárias, explicou o presidente da entidade, Bruno Tavares. “A Praticagem de São Paulo é referência em tecnologia, pioneirismo no trato das questões ambientais e na excelência do trabalho realizado no maior porto da América Latina”, ressaltou Tavares, que também é conselheiro do Santos Export.  

Praticagem de SP investe em frota moderna e adequada para deslocamentos

O presidente da Praticagem de São Paulo reforça a ligação importante da categoria com a comunidade da Baixada Santista, seja através de parcerias na área educacional para ampliar a capacitação dos trabalhadores portuários, seja com doações para instituições e investimentos para garantir a excelência do trabalho. “Para nós é muito bom receber os retornos e elogios ao nosso trabalho por parte de comandantes de navios, de autoridades e da própria população, que hoje reconhece a segurança que a praticagem traz para a região”. 

A Praticagem de São Paulo vem se preparando para um importante desafio, fundamental para a competitividade das operações do Porto de Santos: a chegada dos navios de 366 metros, que exigem manobras especiais com atuação de dois práticos. “Estamos prontos para recebê-los. Sabemos que o risco é maior, mas temos todas as condições para manobrá-los com total segurança”, completou Tavares.