Tecnologia nos setores logístico e portuário

“Cenários tecnológicos nos setores logístico e portuário pós covid19” é o tema do Webinar programado para o dia 28/05, às 15 horas, com a participação especial de Silvio Meira, professor titular de engenharia de software do centro de informática da UFPE, fundador e cientista-chefe do C.E.S.A.R [Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife]. Ele também fundou e preside o Conselho de Administração do Porto Digital é cocriador de uma das primeiras redes de business designers do brasil, a IKEWAI.

O debate será moderado por Angelino Caputo, Diretor-Executivo da ABTRA e Conselheiro do Brasil Export, e terá como debatedores: Alexandre Zambrano, Gerente Nacional do Projeto Portal Único do Comércio Exterior; Mariana Pescatori, Diretora de Programa da Secretaria Executiva do MINFRA; Roberto Teller, Diretor de Operações da Santos Brasil e Conselheiro do Sudeste Export.

Angelino Caputo comenta o foco do evento, que será fechado para conselheiros e patrocinadores do Brasil Export:  A retomada da economia após a pandemia será fortemente apoiada nas tecnologias emergentes, que oferecerão diversas soluções para a agilização de processos e eliminação de burocracias”.

Segundo ele, há muitas novidades a caminho: “Nos setores logístico e portuário, a agilidade na troca de informações, o sensorialmente e rastreamento de veículos e cargas em tempo real, o uso de sistemas inteligentes para a tomada de decisões e a aplicação intensiva da gestão de risco na liberação das cargas, entre outros exemplos, acelerarão as cadeias logísticas e impulsionarão esses setores apoiando a estabilização da nossa sociedade como um todo”.

Durante o encontro também será o lançamento do I Brasil Hack Export, competição coordenada por Angelino Caputo, realização do Brasil Export e parceria técnica com a Zero Treze. Innovation Space. Os desafios acontecerão inicialmente nas edições regionais e a grande final será no Fórum Nacional, em outubro, em Brasília.

Participarão 20 equipes no total, e em cada etapa serão escolhidas três vencedoras, que apresentarão soluções para desafios selecionados pelos Conselheiros do Brasil Export, em cada região.

 

Sobre a ABTRA

 

A ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados) representa as principais empresas administradoras de recintos alfandegados no País, sobretudo nas questões relativas ao despacho aduaneiro e à liberação de cargas de importação e exportação. Também é reconhecida como pioneira no desenvolvimento de sistemas tecnológicos comunitários, em parceria com os órgãos públicos atuantes no setor, contribuindo para aperfeiçoar o controle e acelerar o fluxo logístico do comércio exterior nos portos. A  ABTRA não mede esforços para consolidar a sua vocação institucional de fomento à inovação tecnológica no setor portuário brasileiro. Em dezembro a entidade realizou o Hackathon do Porto de Santos, como parte das comemorações dos 30 anos.