Sudeste Export terá palestra sobre veículos autônomos com inteligência artificial

Lucas Assis é diretor-chefe de tecnologia na Synkar Autonomous e falará durante painel do Brasil Hack Export

Por CLAYTON FREITAS

Há pouco mais de um mês, no dia 15 de setembro último, foi lançado o MAS (Mayflower Atuonomous Ship), um navio de pesquisa marinha movido a energia solar e IA (inteligência artificial) que tem como objetivo atravessar os oceanos coletando dados ambientais. Desenvolvido a partir da parceria da ONG ProMare com a IBM, ele terá capacidade de tomar decisões sozinho, sem nenhum capitão humano ou tripulação a bordo.

Esse é apenas um exemplo da corrida por veículos 100% autônomos que mobiliza as principais montadoras do mundo.

Para discutir o assunto, o Sudeste Export, evento que acontece nos dias 19 e 20 de outubro, em São Paulo, realiza o painel “Veículos autônomos com inteligência artificial”, previsto para as 9h30 do dia 19 de outubro. O convidado é o engenheiro Lucas Assis, CTO (Chief Technology Officer) da Synkar Autonomous, empresa especializada no setor. Para assistir a programação do evento, basta acessar o endereço http://bit.ly/InscriçõesSudesteExport e fazer o seu cadastro gratuitamente.

Na nossa palestra vamos tentar desmistificar os veículos autônomos, mostrar que essa é uma tecnologia que já existe e não se restringe ao vale do silício, e muito menos aos carros. Veículos autônomos já são realidade no Brasil, desde veículos industriais até veículos de entregas em shoppings. Essa nova revolução tecnológica está impactando fortemente a logística de última milha mas seus efeitos serão sentidos por toda a cadeia”, afirmou Assis, que também é doutorando em ciência da computação pela UFG (Universidade Federal de Goiás).

O tema de veículos autônomos já começa a despertar até o interesse da indústria de alta tecnologia para a marinha mercante, como é o caso da Kongsberg, que anunciou o projeto do Yara Birkeland, um navio porta-contêineres totalmente movido a bateria e energia solar, com capacidade para 120 TEU e não tripulado.

Questionado sobre a importância de hackathons voltados à logística, Assis afirma que, na ponta, esses eventos colaboram para deixar o país mais competitivo. “A logística é uma parte fundamental para uma economia saudável e, ao adotar conceitos de ‘collaborative innovation’, como hackathons, uma injeção de inovação ágil e com tecnologia de ponta é feita em toda a cadeia. Isso beneficia todo o ecossistema econômico e, por tabela, deixa o nosso país mais competitivo”, diz.

Vencedor e selecionados

Os projetos selecionados para a etapa Sudeste do Brasil Hack Export, entre eles aquele que levará o prêmio de R$ 1.500, serão anunciados às 12h20 do dia 19. Os selecionados nessa etapa já garantem vaga para a grande final, em Brasília, no final de novembro.

O Brasil Hack Export inaugurou as suas atividades na última quinta-feira (15) quando foram dados detalhes sobre o desafio proposto para a etapa. Neste ideathon, o desafio é o de melhorar a eficiência da comunicação nas operações com vagões na Portofer, uma operadora ferroviária arrendatária que administra os 100km de vias férreas dentro do cais do porto de Santos. Cabe a Portofer conduzir os vagões de todas as ferrovias que têm acesso ao cais santista, com destino aos terminais. O que o desafio pretende é melhorar a comunicação dos terminais com os operadores ferroviários tanto na chegada quanto na saída desses trens para evitar atrasos e “congestionamento”.

Estão envolvidas no desafio as áreas de inovação das empresas MRS, VLI e Rumo. O Brasil Hack Export é realizado pelo Fórum Brasil Export em parceria com a Zero Treze Innovation Space e tem coordenação técnica da Abtra. coordenação da ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados). Tanto o Fórum Brasil Export quanto o Brasil Hack Export têm apoio institucional do Ministério da Infraestrutura.

Inscrições

Brasil Hack Export – As próximas etapas do Brasil Hack Export estão com inscrições abertas. Confira todas as datas no site do Brasil Hack Export, o https://www.brasilhackexport.com.br

Fórum Brasil Export – Os debates das etapas regionais do Fórum Brasil Export serão 100% online e gratuitos. Para participar, basta realizar a inscrição no site www.forumbrasilexport.com.br e aguardar a confirmação pelo mail. A transmissão será feita pelo aplicativo Zoom.

Datas das etapas regionais do Brasil Hack Export

Norte Export

tema: hidrovias

times vencedores: 1º Estarium 2º Navigare Necesse Est 3º Na’vi

Sul Export

tema: corredores logísticos

times vencedores: não foram declarados por não atenderem ao desafio

Sudeste Export

tema: ferrovias

data: de 15 a 19 de outubro

inscrições: até 12 de outubro

Nordeste Export

tema: cabotagem

data: de 22 a 26 de outubro

inscrições: até 20 de outubro

Centro-Oeste Export

tema: rodovias

data: de 5 a 9 de novembro

inscrições: até 18 de outubro

Brasil Export (final)

tema: virtualização de cadeias logísticas

data: de 14 a 23 de novembro

inscrições: até 10 de novembro