Reunião com os competidores nesta quinta-feira marca início da etapa Sudeste do Brasil Hack Export

Até domingo (18) equipes participam de ideathon que busca melhorar a comunicação entre a ferrovia e os terminais do porto de Santos; vencedor sai na segunda (19)

Logo mais, a partir das 19h30 desta quinta-feira (15), acontece a reunião virtual entre os competidores da etapa Sudeste do Brasil Hack Export e todo o staff da organização do evento. Neste primeiro contato, serão passadas as primeiras informações de como se dará o ideathon e será feita a formação dos times. Para saber a lista completa de participantes, clique no line e veja quais foram os selecionados da seletiva Sudeste.

O Brasil Hack Export acontece de forma paralela às etapas regionais do Fórum Brasil Export, que fomenta a discussão permanente da logística e infraestrutura portuária do País sempre trazendo especialistas e autoridades para os debates (leia mais sobre o Brasil Export abaixo). Com a sua maratona tecnológica, o Fórum Brasil Export também pretende oferecer inovações para o setor. Para isso, conta com a parceria da Zero Treze Innovation Space e a coordenação da ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados).

Cada etapa regional terá como prêmio R$ 1.500 ao vencedor. Os três primeiros colocados já se classificam para a etapa nacional, que dará até US$ 5 mil ao ganhador, visita as principais empresas de tecnologia de Singapura, além de permitir a equipe campeã apresentar o seu projeto à Enterprise Singapore, agência governamental da Ásia que defende o desenvolvimento empresarial em toda a região.

Na etapa Sudeste o desafio é o de melhorar a eficiência da comunicação nas operações com vagões na Portofer, uma operadora ferroviária arrendatária que administra os 100km de vias férreas dentro do cais do porto de Santos. Cabe a Portofer conduzir os vagões de todas as ferrovias que têm acesso ao cais santista, com destino aos terminais. O que o desafio pretende é melhorar a comunicação dos terminais com os operadores ferroviários tanto na chegada quanto na saída desses trens para evitar atrasos e “congestionamento”.

Estão envolvidas no desafio as áreas de inovação das empresas MRS, VLI e Rumo. Além de representantes das áreas de inovação dessas empresas, a reunião de hoje contará com o staff que organiza o Brasil Hack Export, que inclui a Zero Treze Innovation Space e a ABTRA.

100% online

A etapa Sudeste é a segunda de uma série de cinco regionais do Brasil Hack Export. O evento contará com um super hackathon previsto para o final de novembro, durante o Fórum Nacional do Brasil Export.

Tanto as atividades de instrução, quanto a mentoria e seleção dos projetos acontecem em ambiente 100% online. Durante os próximos dias os desafiantes farão a imersão, ideação (que fornecerá subsídio para propor as soluções inovadoras), seguida de uma curta apresentação (pitch). Os projetos ainda serão avaliados pela banca de jurados. Durante todo esse período eles contarão com a mentoria de especialistas para esclarecer o desafio proposto, tirar dúvidas e ajudar a validar as ideias.

Os vencedores serão conhecidos na segunda, 19, mesma data de abertura do Sudeste Export. Antes do anúncio do vencedor, às 9h30, acontece uma palestra com Lucas Assis, diretor técnico (CTO) da Synkar Autonomous.

A primeira etapa dessa série foi a Norte, de 24 a 28 de setembro, que ocorreu em paralelo com o Norte Export. O time vencedor da disputa foi o Estarium, composto por Anderson Gregório e Carlos José Vaz. Eles desenvolveram uma ideia eficiente para o desafio proposto, relacionado às hidrovias. A segunda etapa, a do Sul, recebeu bons projetos. Entretanto, nenhum foi selecionado por não apresentar aderência suficiente ao desafio proposto.

Conheça os mentores

Inscrições

Brasil Hack Export – As próximas etapas do Brasil Hack Export estão com inscrições abertas. Confira todas as datas no site do Brasil Hack Export, o https://www.brasilhackexport.com.br/

Fórum Brasil Export – Os debates das etapas regionais do Fórum Brasil Export serão 100% online e gratuitos. Para participar, basta realizar um breve cadastro neste endereço http://bit.ly/InscriçõesSudesteExport A transmissão será feita pelo aplicativo Zoom.

Datas das etapas regionais do Brasil Hack Export

Norte Export

tema: hidrovias

Times vencedores: 1º Estarium 2º Navigare Necesse Est 3º Na’vi

Sul Export

tema: corredores logísticos

inscrições encerradas, não foi declarado vencedor

Sudeste Export

tema: ferrovias

data: de 15 a 19 de outubro

inscrições encerradas

Nordeste Export

tema: cabotagem

data: de 22 a 26 de outubro

inscrições: até 20 de outubro

Centro-Oeste Export

tema: rodovias

data: de 5 a 9 de novembro

inscrições: até 18 de outubro

Brasil Export (final)

tema: virtualização de cadeias logísticas

data: de 14 a 23 de novembro

inscrições: até 10 de novembro

Sobre o Brasil Export

O Fórum Nacional Brasil Export é um espaço permanente de debates sobre o setor, reunindo os principais atores da cadeia de logística portuária, agronegócio e multimodalidade. Como referência do setor e presença constante no ambiente virtual, mantém articulação política e interlocução com autoridades e representantes das principais entidades. O Fórum engloba vários canais de informação (site, Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e Youtube) multiplicando conteúdos nos principais veículos do Brasil, trazendo oportunidades, experiências, conhecimento e novas perspectivas para acompanhar o momento atual e a retomada da economia. Após realizar mais de cem encontros virtuais, os debates agora ganham um caráter diferente, híbrido, reunindo quantidade limitada de participantes presencialmente e grande participação online de palestrantes, convidados e público em geral, atendendo a todas as exigências sanitárias conforme recomendações das autoridades públicas locais.

Sobre a ABTRA
A ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados) representa as principais empresas administradoras de recintos alfandegados no País, sobretudo nas questões relativas ao despacho aduaneiro e à liberação de cargas de importação e exportação. Também é reconhecida como pioneira no desenvolvimento de sistemas tecnológicos comunitários, em parceria com os órgãos públicos atuantes no setor, contribuindo para aperfeiçoar o controle e acelerar o fluxo logístico do comércio exterior nos portos. Com know-how acumulado ao longo de seus 30 anos de atuação, a ABTRA não mede esforços para consolidar a sua vocação institucional de fomento à inovação tecnológica no setor portuário brasileiro.

Sobre a ZERO TREZE
A ZERO TREZE INNOVATION SPACE é o maior agente privado de Inovação Tecnológica da Baixada Santista, fomentando Universidades e proporcionando oportunidade a empresas de diversos segmentos, com destaque aos terminais portuários, as jornadas de inovação e transformação digital por meio de maratonas tecnológicas “Hackathons”, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento em Inteligência Artificial e IOT patrocinados, CTO as a Service em projetos de Inovação e Fabrica de MVP’s. Conectada em uma rede de comunidades, formada por mais de 30.000 profissionais de tecnologia em todo o Brasil e fora também.

Informações à imprensa
Clayton Freitas
+ 55 11 951-558-377
imprensa@unaeventos.com.br