Recorde de calado em 114 anos do Porto de Vitória

Dia histórico para o Porto de Vitória. Em 114 anos de Porto, pela primeira vez um navio desatracou com 12m de calado. O Nikkei Sirius, manobrou do berço 202, em Capuaba, Vila Velha, com 49,007 t. de escória de alto forno, por volta das 14h. O navio, com 188,50m de comprimento, está se dirigindo ao Porto de Sparrows Point, nos Estados Unidos.

A operação foi possível graças à nova profundidade do Canal de Vitória. A praticagem foi conduzida por Renato Baião e Ernesto Conti. Para a realização da manobra, a embarcação contou com o auxílio dos rebocadores Harris e Procyon, da Wilson Sons e do Turmarina, da Camorim. O agente responsável foi LBH Brasil.

Escória

A escória é um subproduto formado pela argila do minério de ferro misturada com silício e alumínio. O material pode ser britado ou utilizado como componente inerte em várias aplicações, substituindo materiais feitos de petróleo. Ela é usada, primordialmente, para a construção de bases de estrada, aterro e cimento, sendo destaque no mercado da construção civil. De acordo com o Observatory of Economic Complexity, os principais importadores do produto são os Estados Unidos e o Reino Unido.

Fonte: Codesa