Webinar do Brasil Hack Export aborda particularidades e desenvolvimento do Portal Único do Comércio Exterior – Pucomex

“Módulos e funcionalidades do Portal Único do Comércio Exterior” foi o tema do primeiro webinar organizado pelo Brasil Hack Export, super maratona tecnológica online voltada para o desenvolvimento de soluções para a cadeia logística portuária no País e parte da programação do Fórum Nacional Brasil Export em 2020. Durante a atividade, o coordenador-geral de Projetos Estratégicos da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), Tiago Barbosa, abordou como a janela única torna os processos de exportações e importações mais eficientes e harmonizados, além de centralizar em um mesmo ambiente a interação entre o Governo Federal, órgãos anuentes e operadores privados atuantes no comércio exterior.

O Brasil Hack Export é uma realização do CEO Fabrício Julião, por meio da Una Marketing de Eventos, com co-realização da Zero Treze Innovation Space. A Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra) fornece apoio institucional ao evento. O diretor-executivo da Abtra, Angelino Caputo e Oliveira, foi escalado como mediador e relatou ter gostado do resultado do webinar. Ele destacou que a entidade mantém um canal de comunicação com os associados e sistematicamente comunica novos módulos e funcionalidades lançados pelo Portal Único.

Barbosa explicou que o Portal é uma “constelação de sistemas” similar à interface de aplicativos bancários. “Quando você entra não sente que está navegando por um sistema tão amplo. O objetivo da janela única é ‘esconder’ a complexidade para o usuário final e fazer [o preenchimento dos formulários] parecer simples”. Atualmente nove módulos compõem o Portal Siscomex.

A criação do Brasil Hack Export foi elogiada pelo coordenador-geral. Ele explicou que a nova visão governamental é de que a plataforma passe a ser desenvolvida externamente por profissionais qualificados e com conhecimento da atividade. A tela do Portal Único, observou Barbosa, foi elaborada já com a intenção de que o usuário possa criar aplicativos e buscar soluções requeridas pelos players do comércio exterior.

O webinar contou com a presença da subsecretária de Facilitação de Comércio Exterior, Glenda Bezerra Lustosa. Ela enviou aos participantes um link com o cronograma de implementação do projeto e disse que, ao contrário de 2019, neste ano a Secretaria tem recursos disponíveis para aquecer o Portal Único. “É importante ter o imput de vocês para atendê-los da melhor forma”, finalizou, saudando os conselheiros.

(Texto: Bruno Merlin)