Importância da dragagem para melhorar ganhos operacionais dos portos é tema do primeiro painel do Sul Export

Primeiro debate do segundo evento regional do Fórum Brasil Export aborda características logísticas da região que acabam por impactar em todo País

Os portos localizados no País escoam 95% das exportações. Parte desse desempenho se deve ao trabalho das dragagens, processo de engenharia que tem como objetivo tornar mais segura a navegação, já que garante o acesso ao canal do porto para atração dos navios para que sejam feitas a carga e descarga das mercadorias.

Um estudo da Marinha brasileira sobre dragagem mostra como o aprofundamento do cais de Dubai impactou diretamente no perfil da própria economia da cidade, que se tornou um catalisador de eventos que acabaram por formatar a meca de viagens e comércio que é atualmente esse emirado integrante dos Emirados Árabes. É nesse contexto que o debate sobre o painel do Sul Export, “Dragagem permanente visando ganhos operacionais dos portos”, previsto para as 17h30 do dia 5 de outubro é tão importante.

Previsto para os dias 5 e 6 de outubro, em Curitiba, no Paraná, o Sul Export tem uma extensa programação que inclui palestras e debates. Neles, estão previstas as presenças de especialistas, dirigentes de grandes empresas e autoridades, tais como o secretário nacional dos Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni. Todos os painéis dos fóruns regionais do Brasil Export serão 100% online e gratuitos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.forumbrasilexport.com.br

Assim como já aconteceu no Norte Export, o Sul Export tem caráter híbrido. Um número limitado de participantes, palestrantes e convidados será recebido no local do evento, o hotel Bourbon. Alguns expositores, especialistas e autoridades farão sua participação remota. A plateia inscrita poderá acompanhar tudo online. O objetivo é o de atender todas as exigências sanitárias conforme recomendações das autoridades públicas locais, sem perder a qualidade do debate.

A abertura do Sul Export ocorrerá no dia 5 de outubro, segunda-feira, quando serão realizadas a abertura, palestra do painel tecnológico ligado ao Brasil Hack Export, evento paralelo de tecnologia e inovação que busca soluções para demanda da cadeia logística, o primeiro painel e solenidade de abertura com a presença de autoridades. No segundo dia são realizados os outros três painéis. Os painéis são compostos por integrantes dos conselhos regionais e nacional do Fórum Brasil Export, que fazem a abertura e moderação, e convidados para debater o tema proposto, tais como dirigentes de grandes empresas, entidades do setor, e autoridades.

Painéis

Entre os assuntos a serem debatidos no painel sobre dragagens, serão abordados, entre outros, definição técnica do projeto; licenciamento ambiental; contratação e execução dos serviços de dragagem; contratação e execução da batimetria e homologação de profundidade e determinação do calado.

O moderador do encontro será Juarez Moraes e Silva, e a apresentação, do prático João Bosco de Brito Vasconcelos, ambos conselheiros do Sul Export. Entre os expositores convidados estão Julio Cesar Dias, da secretaria nacional de Portos de Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura; Cláudio Loureiro de Souza, da Centronave (Centro Nacional de Navegação Transatlântica); Marcelo Salles, superintendente do porto de Itajaí; Wilen Manteli, conselheiro do Sul Export; e representante da Marinha.

Confira a programação dos painéis:

dia 5 de outubro, segunda-feira

17h30 – “Dragagem permanente visando ganhos operacionais dos portos”

dia 6 de outubro, terça-feira

9h – “Os desafios para a desestatização nos portos da região Sul”;

11h – “A reindustrialização e a agroindustrialização da economia e dos portos do Sul”;

14h30 – “A importância da multimodalidade para o desenvolvimento dos portos do Sul”;

Inscrições

Os debates das etapas regionais do Fórum Brasil Export serão 100% online e gratuitos. Para participar, basta realizar a inscrição no site www.forumbrasilexport.com.br e aguardar a confirmação pelo mail. A transmissão será feita pelo aplicativo Zoom.

Sobre o Fórum Brasil Export

O Fórum Nacional Brasil Export é um espaço permanente de debates sobre o setor, reunindo os principais atores da cadeia de logística portuária, agronegócio e multimodalidade. Como referência do setor e presença constante no ambiente virtual, mantém articulação política e interlocução com autoridades e representantes das principais entidades. O Fórum engloba vários canais de informação (site, Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e Youtube) multiplicando conteúdos nos principais veículos do Brasil, trazendo oportunidades, experiências, conhecimento e novas perspectivas para acompanhar o momento atual e a retomada da economia.

Serviço

Sul Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária

Painel: “Dragagem permanente visando ganhos operacionais dos portos”

Data: 5 de outubro, às 17h30

Local: evento online

Inscrições: podem ser feitas no site www.forumbrasilexport.com.br

Acompanhe pelas redes

Instagram: @brasilexport

Facebook: @ForumBrasilExport

Twitter: @brasil_export