Painéis do segundo dia do Nordeste Export discutem o potencial de crescimento da região

Abertura do evento na segunda contou com a presença de presidente do TCU e vice-governadora; painéis hoje reúnem especialistas, dirigentes de entidades e autoridades do setor

Os gargalos do transporte multimodal na região Nordeste, exportação e nível de competitividade de produtos brasileiros no exterior, o potencial econômico e estratégico da região e a necessidade de investimentos serão alguns dos temas a serem debatidos nesta terça-feira (27), no Nordeste Export, que acontece no auditório do Centro Administrativo do Porto de Suape, no litoral sul do Estado de Pernambuco. As transmissões começam às 9h. Para assistir, basta fazer o cadastro em bit.ly/AssistaNordesteExport e participar.

O encontro reúne autoridades, empresários e lideranças do setor logístico portuário do País e acontece de forma híbrida, com parte dos palestrantes e painelistas em Suape e a outra participando remotamente, via Zoom. A solenidade de abertura aconteceu na noite desta segunda-feira (26), e reuniu diversas autoridades, entre elas o ministro José Mucio Monteiro Filho, presidente do TCU (Tribunal de Contas da União); a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos; Carlos Melles, presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura.

O evento faz parte do fórum Brasil Export e, antes da abertura oficial, promoveu discussões e visitas técnicas, ao longo desta segunda-feira (26), sob comando do CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, do presidente do Conselho do Nordeste Export, Aluísio Sobreira e do presidente do Porto de Suape, Leonardo Cerquinho, seguindo as normas de segurança em relação à Covid-19.

Logo pela manhã, Angelino Caputo, presidente do Brasil Hack Export (maratona de hackathons promovida pelo fórum), anunciou a DL Portos como vencedora do desafio tecnológico que buscará popularizar a cabotagem como solução para movimentação de cargas para pequenos e médios produtores. O diretor de fomento e inovação da AD Diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), Jaime Alheiros, participou do painel da Hack Export com a palestra “Inovação objetiva para melhoria da competitividade do setor logístico portuário”.

Confira mais detalhes sobre o primeiro dia do Nordeste Export

Esse encontro vai preencher uma lacuna, evidenciando os potenciais do Nordeste. A região tem muita coisa a se realizar, foi por aqui onde se começou a economia brasileira. O evento Fórum Nordeste Export vai cumprir o papel de ser um mensageiro do Nordeste, não só de Pernambuco, mas sim de toda a região”, disse Aluísio Sobreira, presidente do Conselho do Fórum Nordeste Export.

Programação dos painéis

Os painéis do Norte Export terão início a partir das 9h. Cada um desses painéis terá apresentação e moderação de conselheiros ligados ao Fórum Brasil Export. Os expositores envolvem desde entidades patrocinadoras, órgãos de classe e também autoridades públicas para debater o tema proposto. Entre os convidados para debater os temas estão ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), ABAC (Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem), Fenop (Federação Nacional das Operações Portuárias), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste)

Muito feliz que Suape seja o porto anfitrião desse importante debate para a cadeia logística portuária, que traz discussões como a reforma portuária, fundamental para entregar ao setor o dinamismo que ele precisa. Estou certo que teremos ótimos resultados”, destacou o presidente do Porto de Suape, Leonardo Cerquinho.

Inscrições

Os debates das etapas regionais do Fórum Brasil Export serão 100% online e gratuitos. Para participar, basta realizar a inscrição no endereço bit.ly/AssistaNordesteExport  que gera o código de acesso para assistir a transmissão feita pelo aplicativo Zoom.