Ministros da Infraestrutura e da Saúde estarão presentes em Santos nesta quinta (27) para início simbólico da vacinação de portuários contra a Covid-19

Os ministros da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e da Saúde, Marcelo Queiroga, estarão em Santos (SP) nesta quinta-feira, dia 27 de maio, para participar do início simbólico da vacinação de trabalhadores do porto santista contra a Covid-19. Na ocasião, serão 30 pessoas vacinadas, entre elas funcionários da Santos Port Authority (SPA), trabalhadores de empresas vinculadas ao Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) e trabalhadores avulsos do quadro do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo). A cerimônia terá início às 10h, com transmissão no perfil da SPA no Instagram e imagens reproduzidas no canal de YouTube do Fórum Brasil Export.

“Esses trabalhadores estiveram na linha da frente desde o início do combate à pandemia. Foram fundamentais para manter a economia pulsando, não pararam em momento algum e têm um nível de exposição [ao vírus] muito grande por interagir com aqueles que estão vindo de outros países. É preciso mitigar esse risco para a segurança de toda a população brasileira no final das contas”, afirmou o ministro Tarcísio nesta semana, logo após anunciar a repriorização dos trabalhadores em portos e aeroportos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) do Governo Federal.

Leia também
* Cerca de 150 mil trabalhadores portuários e do transporte aéreo serão vacinados contra covid-19

O Porto de Santos, escolhido para o ato simbólico dessa repriorização, é o principal da América Latina, abriga terminais modernos e de grande produtividade e foi qualificado junto ao Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para ser desestatizado.