Interconectividade dos portos é destaque em painel do Sudeste Export

Especialistas estarão reunidos entre os dias 19 e 20 de outubro para discutir características e soluções para demandas da região

Seja ele qual for, um porto é um centro de confluência de vários modais distintos de transporte, que viabilizam a movimentação das cargas nas áreas de influência. A lógica é a de que, quanto melhor a fluidez das operações desses meios de transporte e da movimentação de mercadorias, maior é a competitividade do porto.

Outra questão tão importante quanto isso é a interconectividade logística dos portos, tema de um dos painéis do Sudeste Export, previsto para os dias 19 e 20 de outubro, em São Paulo. As inscrições para os debates são gratuitas e é necessário apenas se cadastrar pelo site https://forumbrasilexport.com.br/sulexport/ para receber o link de acesso e assistir. O evento conta com apoio institucional do Ministério da Infraestrutura.

O painel “Interconectividade logística eficiente entre os portos do Sudeste” terá apresentação de Carlos Eduardo Collares Moreira Portella (foto), conselheiro do Sudeste Export. “A pandemia nos forçou a um distanciamento obrigatório. Por outro lado, os encontros virtuais promovidos pelo Fórum Brasil Export nos aproximou no sentido de viabilizar e interagir com vários portos e conhecer os desafios comuns a eles. Agora, com a liberação gradual e seguindo todos os protocolos, poderemos estar juntos novamente para aprofundar o debate”, afirmou o executivo, que integra o Consad (Conselho de Administração) da CDRJ (Companhia Docas do Rio de Janeiro).

Entre outros assuntos, o painel também debaterá a efetiva implantação da multimodalidade, uma possível saída para enfrentar desafios comuns a vários portos, que convivem com gargalos tais como o acesso terrestre, limitado pela falta de expansão das rodovias e acesso às suas margens.

A formatação dos painéis é feita da seguinte forma: dois conselheiros são responsáveis pela apresentação e moderação. Eles recebem convidados presencial ou virtualmente para debater o assunto proposto. Se a opção for presencial, a organização já tomou todas as medidas necessárias para atender às exigências das autoridades públicas de saúde devido ao novo coronavírus.

Entre os nomes convidados está o de Luís Guilherme Capella Francisco, gerente comercial do Porto de Açu e também integrante do conselho do Sudeste Export. Ele deverá atuar como moderador.

A lista de expositores convidados inclui Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura; Adalberto Tokarski, diretor da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários); Rodrigo Vilaça, CEO do Grupo Itapemirim e conselheiro nacional do Brasil Export; Vander Costa, presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte); Julian Thomas, presidente do conselho diretor do Centronave e do grupo Maersk no Brasil, Argentina Uruguai e Paraguai. (*)

Inscrições

Os debates das etapas regionais do Fórum Brasil Export serão 100% online e gratuitos. Para participar, basta realizar a inscrição no site www.forumbrasilexport.com.br e aguardar a confirmação pelo mail. A transmissão será feita pelo aplicativo Zoom.

Patrocinadores

Alemoa S.A., BTP, CNT, CODESA, CDRJ, DP World, Ecoporto Santos, Eldorado Celulose, Piacentini do Brasil, Porto do Açu Operações, Praticagem do Brasil, Sammarco Advogados Associados, Santos Brasil, SOPESP, T-Grao, Unimed Santos

Serviço

Sudeste Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária

Atividade: Painel “Interconectividade logística eficiente entre os portos do Sudeste”

Data: 20 de outubro, a partir das 10h30 (*)

Local: evento online

Inscrições: gratuitas e podem ser feitas no site https://forumbrasilexport.com.br

Acompanhe pelas redes

Instagram: @brasilexport

Facebook: @ForumBrasilExport

Twitter: @brasil_export

(*) Programação sujeita a alterações