Com sede no porto de Valência, na Espanha, a Fundación Valenciaport é um de centro de pesquisa, inovação e formação do setor logístico portuário, e que atua em portos da Europa, América Latina, Ásia e Oriente Médio. No Brasil, a fundação firmou em agosto deste ano uma parceria inédita com a Portos do Paraná. O objetivo é o de colaborar na construção do Port Community System, uma plataforma de troca de dados da comunidade portuária.
O consultor de estratégia e inovação da Fundación Valenciaport, Jonas Mendes Constante, participará da programação do Sul Export, evento que acontece entre os dias 5 e 6 de outubro, em Curitiba, no Paraná. Ele é o convidado do painel tecnológico, o “Momento Hack Export”, que acontece entre as 16h30 e 17h30 desta segunda-feira. Ele falará diretamente da Espanha, via Zoom.
A palestra do consultor da Fundación Valenciaport terá transmissão gratuita e online. Para participar, basta se inscrever no link http://forumbrasilexport.com.br/inscricoes/sulexport
Questionado a respeito da importância de um evento como o Sul Export, Constante parabeniza o trabalho realizado pelo CEO do Fórum Brasil Export, Fabrício Julião, e diz classifica o encontro como “uma plataforma de debates estratégicos para o setor”. “O Brasil Export e suas edições regionais, como o Sul Export, é uma grande inovação para a comunidade logístico portuária brasileira. É necessário parabenizar o excelente trabalho e esta iniciativa empreendedora do senhor Fabrício Julião e sua equipe da UNA. Eventos como o Sul Export são importantes por gerarem uma rica plataforma de debates estratégicos para o setor”, afirma.
O consultor da Fundación Valenciaport diz que há alguns anos escreveu um artigo sobre o grau de lentidão do setor portuário para inovar. “Parecia que a transformação digital passaria à distância do setor. A verdade é que temos visto nos últimos 5 anos uma mudança radical desta situação, com os atores buscando desenvolver pesquisas, tecnologias e elevar o grau de inovação do setor”, diz.
Para Constante, os hackathons têm papel importante nesse contexto. “Os hackatlons são importantes por ajudarem os interessados em tecnologia e inovação a se conectarem com o setor, apresentando ideias e soluções, bem como para que os principais players do setor se conectem a esse novo cenário, em que é preciso cada vez mais rápido testar, pilotar e incorporar novas tecnologias aos processos operacionais e de negócio”, diz.
Inscrições para as próximas etapas
O Brasil Hack Export é realizado pelo Fórum Brasil Export em parceria com a Zero Treze Innovation Space e tem coordenação técnica da Abtra. coordenação da ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados).
Brasil Hack Export – As próximas etapas do Brasil Hack Export estão com inscrições abertas. As inscrições para a etapa Sudeste, focada em ferrovias, podem ser feitas até o próximo dia 12. Confira todas as datas no site do Brasil Hack Export, o https://www.brasilhackexport.com.br/
Fórum Brasil Export – Os debates das etapas regionais do Fórum Brasil Export serão 100% online e gratuitos. Para participar, basta realizar a inscrição no site www.forumbrasilexport.com.br e aguardar a confirmação pelo mail. A transmissão será feita pelo aplicativo Zoom.
Datas das etapas regionais do Brasil Hack Export
Norte Export
tema: hidrovias
Times vencedores: 1º Estarium 2º Navigare Necesse Est 3º Na’vi
Sul Export
tema: corredores logísticos
inscrições encerradas
Sudeste Export
tema: ferrovias
data: de 15 a 19 de outubro
inscrições: até 12 de outubro
Nordeste Export
tema: cabotagem
data: de 22 a 26 de outubro
inscrições: até 11 de outubro
Centro-Oeste Export
tema: rodovias
data: de 5 a 9 de novembro
inscrições: até 18 de outubro
Brasil Export (final)
tema: virtualização de cadeias logísticas
data: de 14 a 23 de novembro
inscrições: até 7 de outubro