Confira os principais momentos do primeiro dia do Nordeste Export

por CLAYTON FREITAS

O Nordeste Export teve início na manhã de segunda-feira (26), no Porto de Suape, no litoral sul do Estado de Pernambuco. O evento reuniu os principais nomes ligados ao setor portuário, de infraestrutura, logística e multimodalidade. O primeiro dia foi reservado à manhã tecnológica, palestra, visita técnica, participação dos patrocinadores e solenidade de abertura.

O segundo dia do Nordeste Export, nesta terça-feira (27), terá quatro painéis e a leitura da Carta do Nordeste Export. Todos podem assistir online e de graça a transmissão dos debates, que será feita pelo aplicativo Zoom. Para isso, basta fazer um rápido cadastro no site do evento, o bit.ly/AssistaNordesteExport

Solenidade de abertura

Presidente do TCU é homenageado em solenidade de abertura do Nordeste Export

O ministro José Mucio Monteiro Filho, presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), foi homenageado na solenidede de abertura do Nordeste Export. José Mucio fez questão de participar do evento via Zoom. Ele agradeceu a homenagem e disse ter acompanhado a programação. “Vi a demonstração de fé desses gestores, a fé em nosso país”, disse.

A solenidade de abertura que encerrou as atividades do primeiro dia do Nordeste Export contou ainda com a vice-governadora Luciana Santos, representando o governador Paulo Câmara. Carlos Melles, presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura enviaram depoimentos gravados especialmente para o evento.

Estiveram presentes ainda o delegado da Alfândega da Receita Federal, Carlos Eduardo Oliveira; o presidente do Nordeste Export, Aluísio Sobreira; Leonardo Cerquinho, presidente do Porto de Suape; Mayhara Chaves, presidente da Abeph (Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias), e Fabrício Julião, CEO do Fórum Brasil Export.

Tecon Suape e Praticagem do Brasil

Tecon está com total alinhamento com os planos de desenvolvimento do porto”, afirma CEO do Tecon Suape

Falando aos convidados e espectadores do Nordeste Export, o CEO do Tecon Suape, Javier Ramirez, afirmou que a empresa está alinhada com os planos de desenvolvimento do Porto de Suape. “Eu tenho a certeza de que vamos encontrar soluções aos desafios que hoje temos, desenvolvendo as nossas capacidades a fim de encontrar um preço justo para os nossos clientes”, afirmou.

A última palestra do Momento Patrocinado foi a da Praticagem do Brasil. O evento contou com Alexander Kreuger, presidente da Pernambuco Pilots. Logo mais terá início a solenidade de abertura, que contará com a presença de diversas autoridades, entre elas a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos; Carlos Melles, presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); e o ministro José Múcio Monteiro, presidente do TCU (Tribunal de Contas da União).

Porto do Itaqui

Hoje nós temos um sistema portuário profissional e integrado”, afirma presidente do Porto de Itaqui

Em palestra realizada na tarde desta segunda-feira (26) no Nordeste Export, o presidente do Porto de Itaqui, Ted Lago, apresentou os dados de movimentação, investimentos e governança do porto. Recentemente A Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária), gestora do Porto do Itaqui, foi recertificada na Norma ISO 9001:2015, a mais atual versão para a gestão da qualidade. O porto público maranhense também possui certificação na ISO 14001:2015, que atesta excelência na gestão ambiental.

Segundo Ted Lago, a administração tem sempre buscado a “melhoria como um todo”, e, para isso, tem se “colocado no lugar do cliente”. ““Hoje nós temos um sistema portuário profissional e integrado”, complementou.

O momento patrocinado é uma oportunidade para conhecer os principais players do setor.

Porto de Cabedelo, Merco Shipping e Porto de Suape

Porto de Cabedelo apresenta investimentos no Nordeste Export

Nos próximos meses, o porto de Cabedelo deve receber uma série de investimentos que resultarão em modernização portuária, expansão da estrtutura de armazenagem de granéis líquidos em 68,5%, e da estrutura de granéis sólidos em 90%. Os dados foram apresentados pela presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, durante o momento patrocinado.

Temóteo falou depois de Aluísio Sobreira (segunda imagem), diretor da Merco Shipping que preside o Conselho do Fórum Nordeste Export. O momento patrocinado também contou com a participação de Leonardo Cerquinho, presidente do Porto de Suape, que recebe o Nordeste Export.

Gallotti Advogados Associados

O advogado Fábio Silveira, sócio-diretor da Gallotti Advogados Associados e conselheiro do Nordeste Export, apresentou a área de atuação do escritório, especializado em direito marítimo desde 1997.

Momento Codern

A companhia está se reinventando”, afirma diretor-presidente da Codern

Ao falar da criação da Codern (Companhia Docas do Rio Grande do Norte), sua mudanças e configuração atual, o diretor-presidente da companhia, Elis Treidler Öberg, afirmou que a companhia está se reinventando e isso vem sendo feito em um curto espaço de tempo.

A Codern é constituída por três terminais portuários (Areia Branca, Maceió e Natal), cada um deles com especificidades ímpares dentro de nossa estrutura logística da região. Dos 31 terminais que o governo federal pretende licitar até o ano de 2022, seis são da Codern.

Codeba

“Nós temos várias áreas para quem desejar investir no porto de Aratu”, afirma diretor-presidente da Codeba

Em apresentação realizada na tarde desta segunda-feira no Nordeste Export, o diretor-presidente da Codeba (Companhia das Docas do Estado da Bahia), Carlos Autran Amaral, detalhou a atuação dos terminais sob administração da companhia: Aratu-Candeias, Ilhéus e Salvador.

Detalhando o potencial de cada um, falou dos estudos para concessão à iniciativa privada dos terminais portuários ATU12 e ATU18, no porto de Aratu-Candeias, além de falar das várias áreas arrendáveis. “Nós temos várias áreas para quem desejar investir no porto de Aratu”, disse.

15h20 Agemar

Como empresários temos o dever de não desanimar”, afirma diretor da Agemar

Falando a convidados que estão no Porto de Suape e espectadores que assistem online, o diretor da Agemar, Manoel Ferreira Júnior, afirmou na tarde desta segunda-feira no Nordeste Export disse que “o Brasil é um país cheio de oportunidades, embora as dificuldades sejam muito grandes”. E ressaltou “Como empresários temos o dever de não desanimar”.

Ele ressaltou que é fundamental sempre “acreditar na região Nordeste e no Brasil”. “A atitude portuária é uma luta diária”, disse. “Vamos acreditar e continuar”, afirmou.

15h Piacentini do Brasil

A apresentação foi feita pela diretora de relações institucionais da empresa, Elck Fogagnoli. Ela folou um pouco das diversas obras que a empresa realiza em várias partes do mundo e sua visão para o futuro.

Ressaltando que o desejo da empresa é o de crescer junto com o Brasil, ela afirmou que uma das metas de Piacentini é a de “mostrar que inovação e tecnologia combinam sempre”.

14h39 APS

Destino da viagem internacional do Brasil Export, Porto de Sines e Algarve participa de Nordeste Export

José Luís Cacho, presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve, falou diretamente de Portugal, via Zoom, para os participantes do Nordeste Export na tarde desta segunda-feira. Entre outras coisas, ele ressaltou a oportunidade de entrada de cargas do Brasil na Europa via Portugal, por meio dos portos que administra, sobretudo em itens relacionados ao agronegócio.

Portugal é o destino da missão internacional do Brasil Export neste ano, prevista para o início de dezembro. O próximo momento patrocinado é o do Piacentini do Brasil.

14h20 Início dos momentos patrocinados

Os 13 patrocinadores farão pequenas palestras e/ou apresentações. É a oportunidade de conhecer os principais players do setor, suas áreas de atuação e oportunidades de negócios.  A CNT (Confederação Nacional do Transporte) foi o primeiro patrocinador a realizar a sua apresentação. Em seguida acontece a apresentação dos portos de Sines e do Algarve.

10h30 Visita técnica

A programação do Nordeste Export inclui visita técnica de um pequeno grupo de conselheiros do Brasil Export, patrocinadores e palestrantes à torre de controle, Tecon (terminal de contêineres) Suape, além de deslocamento para o pátio da Sulog (Suape Logística).

As transmissões serão retomadas às 14h, com o início dos momentos patrocinados. É uma oportunidade para conhecer os maiores players do setor.

As inscrições permanecem abertas durante todo o evento. Acesse bit.ly/AssistaNordesteExport e participe!

10h – Anúncio do vencedor da etapa Nordeste do Brasil Hack Export

Projeto “ways” da equipe DL Portos vence etapa Nordeste do Brasil Hack Export

O time criou uma solução que usa análise de dados para rastreio e status de empresas de navegação. O objetivo foi o de simplificar o processo até mesmo para aqueles que não são especialistas em cabotagem. Com isso atenderam ao desafio proposto pelas empresas Log-In Logística Intermodal S/A, Mercosul Line e Aliança Navegação e Logística neste ideathon, que foi o de popularizar a cabotagem como solução para movimentar cargas de pequenos e médios produtores.

O segundo lugar ficou com a equipe Navigare Necesse Est, que também já havia sido vice colocada no Norte Brasil Hack Export; e o terceiro lugar ficou com o Projeto Caboto. Todas as três já garantiram vaga para a final. Pela vitória, a DL Portos ficou com o prêmio de R$ 1.500.

O anúncio foi feito pelo presidente da maratona tecnológica, Angelino Caputo e Oliveira, também diretor-executivo da ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados), entidade que coordenou o evento; e Marco Riveiros, CEO da Zero Treze Innovation Space.

9h32 – Painel Nordeste Hack Export

Jaime Alheiros, diretor de fomento e inovação da AD Diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco) fala sobre “Inovação objetiva para a melhoria da competitividade dos setores logístico e portuário”

9h08

 

Os convidados e espectadores ouviram as palavras de boas-vindas de Leonardo Cerquinho, presidente do Porto de Suape;  o presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos; o presidente do Conselho do Nordeste Export, Aluísio Sobreira; e do Brasil Hack Export, Angelino Caputo. Logo mais terá início o  painel Nordeste Hack Export, com a palestra de Jaime Alheiros, diietor de Fomento e Inovação da AD Diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco). Ele falará sobre “Inovação objetiva para a melhoria da competitividade dos setores logístico e portuário”. Confira aqui breve entrevista com ele.