Confira os principais momentos do primeiro dia do Centro-Oeste Export

por CLAYTON FREITAS

Quinto e último fórum regional do Brasil Export, o Centro-Oeste Export é realizado nesta segunda e terça-feira em Rondonópolis

O primeiro dia do Centro-Oeste Export, nesta segunda-feira (9), em Rondonópolis (MT), contou com visitas técnicas, palestra do painel tecnológico, apresentação dos patrocinadores do evento e a solenidade de abertura. Nesta terça-feira (10), serão realizados os quatro painéis temáticos. As transmissões começam a partir das 9h (horário de Brasília).

Para assistir as transmissões online, basta realizar um breve cadastro em bit.ly/AssistaCentroOesteExport Tanto a inscrição quanto a transmissão dos painéis a palestras são gratuitas.

Confira abaixo os principais momentos (textos e fotos) do evento.

Fórum Brasil Export se expande para entender necessidades da logística do agronegócio

No discurso de abertura do Centro-Oeste Export, o CEO do Fórum Brasil Export, Fabrício Julião, lembrou dos números da produção do agro da região que retratam a sua importância para o País. “Esses números comprovam a importância da estruturação de nosso fórum regional permanente. Um fórum que nasceu debatendo portos e que agora se expande para entender as necessidades e as oportunidades relacionadas à logística do agronegócio”, afirmou.

A solenidade de abertura teve início com a homenagem ao conselheiro do Centro-Oeste Export, Pedro Arantes, um dos nomes mais importantes do agro na região Centro-Oeste e do Brasil, morto non dia 2 de outubro último. Foi respeitado um minuto de silêncio, seguida de uma salva de palmas. Falando em nome da família, Karina Teixeira, filha de Arantes, fez o agradecimento.

Em sua fala, o presidente do Conselho do Centro-Oeste Export, Edeon Vaz Ferreira, ressaltou a importância da multimodalidade, tema que será debatido em painel desta terça-feira (10).

O evento contou ainda com Francisval Mendes, diretor-geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), que falou sobre como a integração com as hidrovias é importante para o escoamento da safra, e o senador Wellington Fagundes (DEM/MT), presidente da Frenlogi (Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura), que falou dos diversos projetos para a região e da necessidade da reforma tributária para impulsionar investimentos em infraestrutura.

Solenidade de abertura contará com homenagem ao conselheiro Pedro Arantes

A solenidade de abertura do Centro-Oeste Export contará com o CEO do Fórum Brasil Export, Fabrício Julião, conselheiros, dirigentes de entidades e autoridades, entre eles os senadores Wellington Fagundes (DEM/MT), presidente da Frenlogi (Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura), e Jayme Campos (DEM/MT), Marcos Montes, secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Francisval Mendes, diretor-geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

Ao final do evento será feita uma homenagem ao conselheiro Pedro Arantes, morto no dia 2 de outubro. Conheça um pouco mais sobre a história desse importante personagem do agronegócio do Centro-Oeste e do Brasil neste link https://mla.bs/6ca83a59

Ainda é possível se cadastrar para assistir o evento. Acesse bit.ly/AssistaCentroOesteExport

Probabilidade de acertos nos serviços de praticagem no Brasil é de 99,08%

Em sua apresentação durante o momento patrocinado do Centro-Oeste Export, Arionor Souza, secretário-executivo da Praticagem do Brasil, mostrou dados de uma pesquisa que indicam 99,08% de acertos dos serviços de praticagem no País.

O secretário-executivo ainda agradeceu a oportunidade da parceria com o Fórum Brasil Export que se estende antes mesmo da criação dos fóruns regionais. Mostrou o histórico da atividade e a sua importância, que visa não apenas evitar acidentes mas também estimular a eficiência portuária.

Souza também abordou a formação dos profissionais, sobre preços do serviço, reciclagem dos profissionais e ainda dos investimentos, que incluem, entre outros, periódico levantamento do fundo marítimo, modernização de lanchas, e estudos das marés na barra norte do Rio Amazonas.

No dia em que completa 5 anos de existência, IBL participa de Centro-Oeste Export

Há exatos cinco anos nascia o IBL (Instituto Brasil Logística). O vice-presidente do instituto, Tiago Lima, realizou uma apresentação dentro da programação de momentos patrocinados do Centro-Oeste Export. Ele falou da formação do instituto, áreas em que atua, os debates que promove e ainda dos apoiadores que ajudam a construir o órgão. O IBL se coloca como o elo entre operadores e usuários da infraestrutura logística nacional e esfera política.

Em seguida a apresentação da IBL foi exibido o vídeo institucional da Piacentini do Brasil.

Brado Logística abre série de momentos patrocinados do Centro-Oeste Export

A primeira apresentação da série de momentos patrocinados foi feita após as palavras do presidente do Conselho do Brasil Export, José Roberto Campos, e o presidente do Conselho do Centro-Oeste Export, Edeon Vaz Ferreira.

A apresentação da Brado Logística foi feita pelo diretor comercial da empresa, Douglas Goetten. Ele mostrou a evolução da Brado Logística desde o seu início, projetos e também desafios. Na sequência foi feita a apresentação em vídeo da CNT. O

Os momentos patrocinados do Centro-Oeste Export é uma oportunidade para que todos conheçam um pouco mais sobre alguns dos princiais players do setor.

É possível acompanhar as palestras e painéis ao vivo. Para isso, basta realizar um breve cadastro em bit.ly/AssistaCentroOesteExport Tanto a inscrição quanto a transmissão dos painéis a palestras são gratuitas.

Equipe Navigare Necesse Est vence etapa Nordeste do Brasil Hack Export

A equipe Navigare Necesse foi considerado o vencedor da etapa Centro-Oeste do Brasil Hack Export. O projeto “Sistema Quati 1.0” foi considerado o melhor ao atender o desafio proposto pela Ecodorovias, que era o de tornar mais ágil e eficiente os serviços aos usuários das rodovias.

O anúncio foi feito pelo presidente da maratona tecnológica, Angelino Caputo e Oliveira (1ª imagem), também diretor-executivo da ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados), entidade que coordenou o evento; e Marco Riveiros (2ª imagem), CEO da Zero Treze Innovation Space.

O segundo lugar ficou com a Hiperion , e o terceiro, Rodolink.

Todas as três já garantiram vaga para a final. Pela vitória, Navigare Necesse Est ficou com o prêmio de R$ 1.500.

“É muito importante observamos as oportunidades que temos no Brasil”, afirma diretor da Opta3 em painel tecnológico do Centro-Oeste Export

Em palestra realizada na tarde desta segunda-feira (9), o diretor da Opta3, Hermano Albuquerque, afirmou que apenas 3,5 milhões de veículos de cargas que rodam no Brasil, cerca 5% de toda a frota de 70 milhões de veículos, conta com GPS. “É muito importante observamos as oportunidades que temos no Brasil”, disse, em relação ao potencial para exploração do negócio.

Ainda em sua palestra, cujo tema foi “Tecnologias Inovadoras para rastreamento de veículos e cargas”, Albuquerque falou das diferenças entre localização e rastreamento, apresentou tecnologias tais como a de um rastreador de contêineres, potencialidades da telemetria, rastreadores de veículos em áreas abertas (GPS) e restritas (locais fechados), por bluetooth e ainda a IoT (internet das coisas), que vem crescendo a cada dia. Segundo estimativas apresentadas por ele com base na sondagem da Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, até o ano de 2021 serão 25 bilhões os equipamentos ligados à internet.

Tarde tecnológica

Daqui a pouco, às 15h15, terá início a tarde tecnológica e as transmissões ao vivo do Centro-Oeste Export. Após a apresentação do presidente do Conselho do Brasil Hack Export, Angelino Caputo, também diretor-executivo da Abtra (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados), acontece a palestra que abordará “Tecnologias inovadoras para rastreamento de veículos e cargas”, com participação do engenheiro Hermano Albuquerque, diretor da Opta3 e um dos principais especialistas em software de IA (inteligência artificial) do País. Na sequência da palestra de Albuquerque será conhecido o vencedor da etapa Centro-Oeste do Brasil Hack Export, o evento de inovação e tecnologia ligado ao Fórum Brasil Export.

Visita técnica ao terminal intermodal

Seguindo todas as recomendações das autoridades de saúde devido à pandemia do novo coronavírus e também de segurança, os integrantes da comitiva do Centro-Oeste Export, composta por composto por conselheiros do Brasil Export e do Centro-Oeste Export, dirigentes de entidades, empresários e autoridades, realizou uma visita técnica ao Complexo Intermodal de Rondonópolis. O local abriga empresas de fertilizantes, combustíveis, grãos e contêiner, entre elas a Brado Logística, patrocinadora do Centro-Oeste Export, instaladas no local.

O Rondopátio é o maior pátio de triagem de caminhões do Brasil. Em 2019, eles movimentaram 16 milhões de toneladas, o equivalente a um navio Panamax por dia. A visita também contemplou a Rumo. Pelos 6km de extensão de trilhos, existem vários terminais dedicados a cargas como fertilizantes, graneis líquidos e carga gera. Na Brado, os visitantes puderam conferir modernos pátios para operação de contêiner, inclusive onde estão os de 53 pés, uma das inovações da empresa. Leia mais detalhes sobre os contêineres de 53 pés usados pela Brado neste link.