Centro-Oeste Export terá palestra sobre tecnologias inovadoras para rastreamento de veículos e cargas

por CLAYTON FREITAS

Hermano Albuquerque é diretor da OPTA3; é possível acompanhar transmissão ao vivo

Seja para embarque de carga, saída, acompanhamento de rota, previsão de atender os prazos e toda a gestão de operação logística, o uso da tecnologia avançada é imprescindível. Os sistemas informatizados estão presentes em todas as etapas da cadeia de suprimentos. Para discutir os diversos aspectos desse tema, o Centro-Oeste Export realiza o painel “Tecnologias Inovadoras para rastreamento de veículos e cargas”, que será apresentada pelo engenheiro Hermano Albuquerque, diretor da Opta3.

O Centro-Oeste Export está previsto para os dias 9 e 10 de novembro, em Rondonópolis. O evento reunirá os principais especialistas, dirigentes de entidades, empresários e autoridades para discutir os principais aspectos logísticos da região –que compreende os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o DF– e que acabam por impactar diretamente no cenário nacional. Os debates serão transmitidos ao vivo, pelo aplicativo Zoom. O público poderá assistir as transmissões online bastando para isso realizar um breve cadastro em bit.ly/AssistaCentroOesteExport Tanto a inscrição quanto a transmissão dos painéis e palestras são gratuitas.

Com experiência na presidência de várias empresas de tecnologia , Albuquerque, um engenheiro eletrônico de formação que se especializou em software de IA (inteligência artificial) por meio de um mestrado na Universidade de Sussex, no Reino Unido, decidiu fundar a própria empresa, a Opta3. A palavra que no verbete do português tem o significado de fazer uma escolha, virou sigla para o propósito de negócio de Albuquerque: “otimização de processos com tecnologia avançada”.

Com uma carteira de clientes em todo o Brasil, o know-how da Opta3 inclui atendimento a empresas tais como a Vivo/Telefônica, Walmart, Grupo Abril, Hospital Albert Einstein, CNI, entre outros. “Vivemos num mundo cheio de tecnologia e é muito difícil para as empresas escolherem as melhores para os seus processos. Nossa missão é a de ajudar essas empresas a selecionar as suas tecnologias para otimização de processos internos”, afirma o engenheiro.

Uma das expertises da Opta3 é a de oferecer soluções avançadas de rastreamento e telemetria para gerenciamento de ativos. Essa vertente a levou a firmar parceria com a XirgoGlobal, líder mundial em soluções para rastreamento, telemetria e IoT (internet das coisas).

E justamente para falar sobre soluções de monitoramento, logística, rastreamento e controle de ativos, equipamentos, veículos, além de contêineres, controle de produtos e cargas e demais aspectos do emprego da tecnologia em todas as fases da cadeia de suprimentos é que Hermano integra a tarde tecnológica do Centro-Oeste Export. Em linhas gerais vou falar das tecnologias mais modernas no mundo de hoje e como os novos sistemas inteligentes e a IoT estão sendo utilizados para gerar inteligência nesses processos”, explica.

Brasil Hack Export

A palestra de Albuquerque está prevista para as 14h30 do dia 9. Logo após serão conhecidos os vencedores da etapa Centro-Oeste do Brasil Hack Export, que teve início na última quinta-feira (5). Nesta etapa o desafio proposto aos participantes é o de tornar mais ágil e eficiente os serviços aos usuários das rodovias. Serão escolhidos até três times. O vencedor leva prêmio em dinheiro e ainda tem a oportunidade de apresentar a sua ideia para grandes players do mercado de logística que acompanham o evento.

Apesar de não participar do ideathon, Albuquerque afirmou que eventos do tipo são fundamentais para dar mais visibilidade às startups e grupos de desenvolvedores bastante talentosos que lidam com tecnologia de ponta e acabam por não ter visibilidade no mercado.

“É uma grande oportunidade para garantir visibilidade aos projetos inovadores que surgem no Brasil e permitir que as empresas tenham acesso aos talentos. Sem hackathons como esse do Brasil Hack Export, os grandes talentos ficam escondidos do mercado”, afirma.

Serviço

Centro-Oeste Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária
Data:
 de 9 a 10 de novembro

Local: evento online

Inscrições: gratuitas e podem ser feitas no endereço: bit.ly/AssistaCentroOesteExport

(*) Programação: http://forumbrasilexport.com.br/centrooesteexport/centro-oeste-export/programacao-do-centro-oeste-export/

Siga-nos nas redes sociais

Instagram: @brasilexport

Facebook: @ForumBrasilExport

Twitter: @brasil_export

Patrocinadores: Brado Logística, CNT, Piacentini do Brasil, Praticagem do Brasil e T-Grão

Apoio Institucional: Ministério da Infraestrutura

(*) preliminar, sujeita a alterações