Carta do Centro-Oeste Export 2021

Rio Verde, 27 de Julho de 2021

Leitura pelo presidente do Conselho do Centro-Oeste Export, Edeon Vaz Ferreira

A programação do Centro-Oeste Export 2021 foi muito feliz ao explicitar a pujança da produção da região e discutir os caminhos para melhorar a nossa infraestrutura de transportes. A classe empresarial e política de Rio Verde e região, aqui indicaram o imenso potencial de agregar valor às commodities produzidas na região e as oportunidades de crescimento do setor de mineração e da indústria farmacêutica nas demais regiões do estado de Goiás.

O que acontece aqui está integrado ao restante do País e do mundo. O Centro-Oeste é um grande hub da alimentação mundial. A força do produtor rural é, sem dúvida, um pilar de sustentação deste País.

Para que essa produção tenha distribuição adequada, nós temos necessidade de logística, como enfatizei aqui no primeiro dia de atividades de nosso fórum regional.

Em um raio de 500 quilômetros partindo de Rio Verde é possível atingir aproximadamente 60% da população brasileira. A efetiva adoção de um transporte multimodal, portanto, é fundamental para melhor movimentação dessas cargas.

Nesses dois dias, falamos sobre a importância de desenvolver a malha ferroviária brasileira, diminuindo a concentração de nossa matriz de transportes no modal rodoviário. Nesse sentido, a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, a Ferronorte e a Ferrogrão são essenciais para conectar o Brasil através dos trilhos.

Outras vias fundamentais para a conectividade entre regiões produtoras e consumidoras passam pelos polos de Rondonópolis, Sinop, Água Boa e até Santarém, no estado do Pará, na região Norte. Ficamos muito satisfeitos ao ver o Ministro da Infraestrutura, falar sobre os trabalhos desenvolvidos pela pasta que lidera, especialmente no sentido de garantir investimentos nestes trechos.

Por falar no ministro Tarcísio, um sinal cristalino de como a sua equipe dá atenção à região e à infraestrutura de transportes de modo geral foi a presença dele aqui no Centro-Oeste Export 2021. Ele participou de ampla programação, conversou com produtores e operadores, atendeu à imprensa e participou do ato inaugural ao terminal multimodal da Rumo Logística aqui em Rio Verde.

Esse terminal é fundamental para uma mais eficiente movimentação de cargas e para a geração de empregos na região, tendo também atraído o interesse e a participação do governador, Ronaldo Caiado, e da classe política e empresarial de Goiás e dos estados vizinhos.

Além da infraestrutura de transportes, é imprescindível investir, e com urgência, em matriz energética que está inviabilizando a instalação de mais empresas, em telecomunicações e modernizar, de modo geral, a região. São itens básicos, mas ainda problemáticos em todas as regiões brasileiras. Para isso, os agentes públicos precisam garantir um ambiente propício para a iniciativa privada, viabilizando novos investimentos e modelos de negócios.

Deixamos aqui, como recado final, um convite para reflitam a importância dos trabalhadores deste Centro-Oeste, região cuja principal vocação é produzir alimentos para o Brasil e para o mundo. Vamos juntos ampliar a corrente brasileira de comércio e dar condições para que estes empresários gerem ainda mais emprego e riquezas.

Somente dois dos apoiadores desse Fórum Regional, o Grupo Cereal e a COMIGO, geram 4 mil empregos diretos. São exemplos concretos que podemos reduzir o desemprego e fazer um Brasil melhor para todos.

Muito obrigado!