Brasil Hack Export tem lançamento nesta terça (02/05), com a presença de Marcelo Sampaio

Marcelo Sampaio, Secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura, participará nesta terça-feira (02/06) da Videoconferência de lançamento oficial do I Brasil Hack Export. A competição nacional, ligada à inovação e tecnologia, é coordenada por Angelino Caputo, Conselheiro do Brasil Export e Diretor da ABTRA. O evento é realização do Brasil Export em parceria técnica com a Zero Treze Innovation Space. O lançamento será transmitido on-line pelo facebook do Fórum Brasil Export.

Os desafios acontecerão inicialmente nas edições regionais e a grande final será no Fórum Nacional, em outubro, em Brasília. Os interessados podem se inscrever pelo site www.brasilhackexport.com.br. Participarão 20 equipes em cada etapa, dentre as quais serão escolhidas três vencedoras, que apresentarão soluções para desafios selecionados pelos Conselheiros do Brasil Export, em cada região.

Para Caputo, o Brasil hack Export surge para acompanhar a retomada da economia após a pandemia, fortemente apoiada nas tecnologias emergentes, que oferecerão diversas soluções para a agilização de processos e eliminação de burocracias. “Tenho certeza que as equipes apresentarão muitas novidades, com soluções inovadoras na área logística e para os diversos modais de transporte,     impulsionando esses setores. Nossa proposta é apoiar e contribuir para a estabilização da nossa sociedade como um todo”.

Fabrício Julião, CEO do Brasil Export, está entusiasmado com os eventos: “Vamos trazer jovens para entender e explorar as potencialidades dos temas que estão na programação dos nossos fóruns. Alguns Conselheiros do Brasil Export vão atuar como mentores e a proposta é apresentar soluções para os maiores desafios das regiões do país”.

Marco Riveiros, CEO da Zero Treze Innovation Space, está empolgado com a oportunidade de conectar a comunidade tecnológica com os principais players da cadeia logística.  “Essa aproximação vai certamente resultar em grandes projetos, a serem acelerados ao término da maratona tecnológica que acontecerá juntamente com o Fórum Brasil Export”, complementa.

Datas e desafios

As seletivas e os temas por evento regional:

Norte Export – Hidrovias – 24 a 28 de setembro

Nordeste Export – Ferrovias – 27 a 31 de agosto

Sul Export – Rodovias – 30 de julho a 03 de agosto

Sudeste Export – Portos – 13 a 17 de agosto

Centro-Oeste Export – Escoamento de safra – 10 a 14 de setembro

Brasil Export – Cadeia Logístico Portuária Integrada – 10 a 19 de outubro

Sobre o Brasil Export

O Fórum Nacional Brasil Export, programado para outubro, em Brasília, é um espaço permanente de debates sobre o setor, reunindo os principais atores da cadeia de logística portuária, agronegócio e multimodalidade.  Como referência do setor e presença constante no ambiente virtual, mantém articulação política e interlocução com autoridades e representantes das principais entidades. O Fórum engloba vários canais de informação (site, newsletters, Facebook, Instagram, Linkedin e o Canal do Youtube) multiplicando conteúdos nos principais veículos do Brasil, trazendo oportunidades, experiências, conhecimento e novas perspectivas para acompanhar o momento atual e a retomada da economia.

Sobre a ABTRA

A ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados) representa as principais empresas administradoras de recintos alfandegados no País, sobretudo nas questões relativas ao despacho aduaneiro e à liberação de cargas de importação e exportação. Também é reconhecida como pioneira no desenvolvimento de sistemas tecnológicos comunitários, em parceria com os órgãos públicos atuantes no setor, contribuindo para aperfeiçoar o controle e acelerar o fluxo logístico do comércio exterior nos portos. Com know-how acumulado ao longo de seus 30 anos de atuação, a ABTRA não mede esforços para consolidar a sua vocação institucional de fomento à inovação tecnológica no setor portuário brasileiro.

Sobre a ZERO TREZE

A ZERO TREZE INNOVATION SPACE é o maior agente privado de Inovação Tecnológica da Baixada Santista, fomentando Universidades e proporcionando oportunidade a empresas de diversos segmentos, com destaque aos terminais portuários, a jornadas de inovação e transformação digital por meio de maratonas tecnológicas “Hackathons”, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento em Inteligência Artificial e IOT patrocinados, CTO as a Service em projetos de Inovação e Fabrica de MVP’s. Conectada em uma rede de comunidades, formada por mais de 30.000 profissionais de tecnologia em todo o Brasil e fora também.

Site: zerotreze.space