Bancada Pernambucana dialoga com DNIT sobre infraestrutura

Ciclo de Planejamento conjunto com os Parlamentares aconteceu nesta terça, com representantes de Pernambuco

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) recebeu na manhã desta terça-feira (01) os parlamentares de Pernambuco, para uma reunião virtual, com o objetivo de debater a infraestrutura no estado. Participaram da videoconferência, o coordenador da bancada, deputado Augusto Coutinho (SOLIDARIEDADE/PE) e os deputados Tadeu Alencar (PSB/PE) e Carlos Veras (PT/PE).

Diretores e Coordenadores da autarquia apresentaram os empreendimentos rodoviários como o Contorno de Recife na BR-101/PE e a Adequação de capacidade na BR-104/PE.

Com relação ao contorno de Recife, os parlamentares receberam a boa notícia que após o final do período chuvoso e a liberação junto ao Tribunal de Contas da União, a obra foi retomada nesta terça (01). Como está praticamente concluída, resta a execução das alças de alguns viadutos e a avenida Recife (2 km). A previsão de entrega é até dezembro deste ano.

Todas as obras de manutenção também foram apresentadas aos convidados como: a BR-101/PE (Travessia Urbana de Igarassu Abreu e Lima) – Restauração dos 10 km que foram entregues na 1ª quinzena de junho/20; PROARTE Manutenção – Estão sendo levantados os quantitativos para possibilitar a licitação; PROARTE Reabilitação – Existem 9 projetos em andamento e para 2021: BR-LEGAL 2 – Previsão de lançamento das licitações.

Diversas fotos de antes e depois dos serviços realizados nas Rodovias BR-104, BR-316, BR-407, BR-408 e BR-423 também fizeram parte da apresentação.

No setor aquaviário, a diretoria do DNIT explicou a situação da dragagem do Porto de Recife e também o trabalho que foi contratado para a Eclusa de Sobradinho que se divide em Supervisão, Diagnóstico, Manutenção e Operação da Eclusa. As etapas deste processo começaram em junho deste ano.

Com relação aos estudos e projetos para o estado de Pernambuco, seis estão bem adiantados em várias rodovias federais e três EVTEAs já estão concluídos: BR-104 –
CARUARU–QUIPAPÁ; BR-424- GARANHUNS–CORRENTES e BR-428 – CABROBÓ – PETROLINA.

Sobre os projetos de engenharia contratados e a contratar foram citados: Eliminação de Ponto Crítico “Curva das Laranjeiras“, Duplicação da Travessia Urbana de Petrolina na BR-428/PE, Dragagem do Porto Organizado de Recife/PE, Adequação de Capacidade (duplicação) – BR-104/PE, Duplicação e Restauração da Rodovia BR-423/PE lotes 1 e 2, Duplicação da Travessia Urbana de Petrolina na BR-407/PE, Manutenção e restauração de pavimento rígido na BR-101/PE, Adequação de Capacidade – BR-232/PE e Pavimentação das Rodovias BR-110 e BR-316.

O diretor-geral do DNIT, General Santos Filho, ressaltou a importância destas reuniões que mostram os projetos em andamento, os planejamentos que podem ser feitos em conjunto com as bancadas e ainda a possibilidade de ouvir as prioridades dos parlamentares.

Opiniões da bancada – Os deputados presentes ao evento foram muito receptivos e se mostraram de acordo com as propostas de emendas apresentadas pela autarquia para o próximo ano. O deputado Tadeu Alencar, elogiou esta iniciativa da reunião, que cria um ambiente de diálogo e se mostrou disposto a debater com a bancada para obter recursos para as estradas federais da região. Carlos Veras, deputado pelo PT de Pernambuco, revelou que foi uma reunião esclarecedora. “Este encontro serve para construir parcerias, dialogar unindo forças para resolver os problemas da malha viária de Pernambuco”, disse Veras. E o coordenador de bancada, Deputado Augusto Coutinho, parabenizou a importância deste “diagnóstico” que o DNIT realiza para mostrar como estão as rodovias e definir as soluções. Coutinho elogiou o trabalho do DNIT, classificando as rodovias do estado como boas, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido.

Fonte: Dnit